Representações regionais do SISEM-SP têm novas reuniões em abril

Postado em: 11 de abril de 2018 | Destaques

RAs de Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba debatem CEM-SP e 10EPM, entre outros assuntos

Representantes regionais de quatro Regiões Administrativas (RAs) do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância da Secretaria da Cultura do Estado – realizam, em abril, novos Encontros Regionais de Museus (ERMs). Em todos eles, além das demandas específicas de cada região, o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e os preparativos para o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) são assuntos a serem debatidos.

O primeiro ERM será feito pela RA Campinas no dia 13 de abril, das 9h30 às 13h30, no Museu Histórico e Pedagógico Major Levy Sobrinho, em Limeira, com o tema “O papel das Associações de Amigos do Museu”. O encontro contará com três palestras.

Dando início aos trabalhos, o gerente executivo de Relações Institucionais da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra), Nelson Colás, explica como nascem as Associações de Amigos dos Museus. Em seguida, acontece a palestra “Os desafios de uma Associação de Amigos do Museu”, com a representante da Associação de Amigos do Museu da Cidade de Campinas, Mayka Menezes. À tarde, a gestora do Museu da Cidade de Campinas, Adriana Barão, fala sobre articulação da sociedade civil e gestão pública no museu.

No dia 20 do mesmo mês, estão marcados dois encontros. Às 9h00, representantes da RA Presidente Prudente reúnem-se no Museu de Arqueologia Regional de Presidente Prudente. Na pauta, temas ligados à estruturação de um plano museológico; importância do alvará do Corpo de Bombeiros; a Lei de Criação de Museu; e o Relato de Curadoria (tipo de acervo, quantidade de peças e porcentagem de curadoria realizada).

Às 14h00, a RA Ribeirão Preto encontra-se no Museu da Cidade, em Sertãozinho. O ERM contará com visita técnica ao museu; e oficina de História Oral, ministrada pelo historiador do Centro Municipal de Memória (CEMM) e do Museu da Cidade, Rodrigo Touso. A reunião também servirá para reforçar o convite a fim de que os representantes da região participem do 10EPM e atualizem suas instituições com relação aos parâmetros do CEM-SP.

As reuniões do mês terminam dia 23 de abril, no Museu Histórico e Pedagógico Padre Manoel da Nóbrega, em São Manuel, com o Encontro Regional de Museus da RA Sorocaba. As atividades têm início às 10h00, com recepção e deliberações regionais, e completam-se com explicações sobre os Editais ProAC 2018 e com um curso de curadoria, ministrado pela Fundação Marcos Amaro.

“As representações regionais são as ramificações do SISEM-SP no território paulista. A atuação de cada uma delas é de fundamental importância para que os museus de todo Estado estejam cientes das novidades e participem das discussões que deliberam sobre as políticas públicas do setor. Dessa maneira, as instituições museológicas ganham repertório para também contribuírem de maneira ativa para a qualificação dos museus paulistas, tornando-se verdadeiros agentes transformadores locais”, explica o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

SERVIÇO

RA Campinas
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Major Levy Sobrinho
Endereço: Rua Boa Morte, 471 – Centro – Limeira/SP
Quando: 13 de abril, das 9h30 às 13h30
Informações: (19) 3441-4805 ou rac.sisem@gmail.com

RA Presidente Prudente
Onde: Museu de Arqueologia Regional de Presidente Prudente
Endereço: Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2179 – Jardim das Rosas – Presidente Prudente/SP
Quando: 20 de abril, das 9h00 às 11h00
Informações: (18) 3223-9404 ou preservacao@culturapp.com.br

RA Ribeirão Preto
Onde: Museu da Cidade
Endereço: Rua Expedicionário Léllis, 1500 – Centro – Sertãozinho/SP
Quando: 20 de abril, das 14h00 às 17h00
Informações: (16) 3945-9363 ou raribeiraopreto.sisemsp@gmail.com

RA Sorocaba
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Padre Manoel da Nóbrega
Endereço: Rua Gomes Faria, 348 – Centro – São Manuel/SP
Quando: 23 de abril, das 10h00 às 15h00
Informações: (14) 3841-4900 ou rasorocaba.sisemsp@gmail.com

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo