Representação Regional Sorocaba do SISEM SP realizou palestra sobre Curadoria de Exposições

Postado em: 19 de julho de 2021 | Destaques

Como parte das ações de Capacitação da Representação Regional Sorocaba do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em 30 de julho, foi realizada a palestra Curadoria de Exposições, com o intuito de contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições museológicas e pessoas interessadas na área.

Qual história contaremos? Esse é o principal desafio dos museus contemporâneos, independentemente da sua tipologia, afinal, em uma sociedade marcada pela velocidade e pelo alto volume de informações na palma da mão, os museus e instituições de memória precisam repensar cotidianamente como trabalhar seus objetos de estudo de forma coerente e que cumpra com as missões das instituições museológicas.

Durante a atividade, o historiador e produtor cultural, Rafael Barbi apresentou alguns estudos de casos desenvolvidos pela Pró – História Projetos Culturais e debateu com o público as possibilidades e soluções para essa pergunta tão inquietante.

Rafael Barbi, diretor-geral da Pró-História Projetos Culturais, atua na área de elaboração, assessoria e gestão de projetos na área da cultura em seus diversos segmentos. Foi curador das exposições de longa duração do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” (2015); do Museu da Música Tonico e Tinoco/Pedro Bento e Zé da Estrada, da cidade de Pratânia e, atualmente, desenvolve a curadoria da exposição do “Museu Tião Carreiro”, em Pardinho.
Esta palestra é um oferecimento da Pró-História Projetos Culturais.

Fonte: Representação Regional de Sorocaba

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo