Representação Regional Sorocaba do SISEM SP realiza 1º Encontro Regional de Museus de 2022

Postado em: 4 de março de 2022 | Notícias

Como parte das ações de articulação da Representação Regional Sorocaba – SISEM SP, o Encontro Regional de Museus (ERM), que acontecerá em 10 de março, de forma on-line, visa a integrar as instituições museológicas com o objetivo de fomentar discussões sobre políticas públicas para os museus, além de contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições. As inscrições podem ser feita até o dia até 9 de março, por formulário on-line.

O ERM Sorocaba segue em formato digital, por meio de videochamada com os inscritos e convidados. A primeira parte do encontro será dedicada aos informes sobre o planejamento das ações da RR para o ano de 2022 e a apresentação da Renata Cittadin, a nova diretora técnica do SISEM-SP.

Renata é museóloga com mestrado em Museologia pela Universidade de São Paulo. Atuou como assessora técnica no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, na coordenação técnica do Cadastro Catarinense de Museus, do Guia de Museus de Santa Catarina, participou da construção do Plano Setorial de Museus e do Estatuto Catarinense de Museus. 

Coordenou o Museu Nacional de Imigração (SC) e, em São Paulo, atuou como coordenadora de Processos Museológicos no Museu da Inclusão. Foi assessora técnica da UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico) e, atualmente ocupa a Direção do Sistema Estadual de Museus de São Paulo. 

Aa segunda parte do evento contará com a participação do museólogo Cauê Donato, do Museu Catavento, para ministrar a palestra Gestão Museológica. Essa ação é viabilizada por meio do Programa de Integração do SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, junto às Organizações Sociais gestoras dos museus do estado. 

Cauê é formado em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto e pós-graduado em educação patrimonial pela Universidade Metropolitana de Santos.

Programação

15h – Apresentação da nova diretora técnica do SISEM-SP, Renata Cittadin. 

15h30 – Apresentação das ações do Plano de Trabalho da RR Sorocaba, informes e escuta às instituições. 

16h – Palestra: Gestão Museológica, com Cauê Donato (Museu Catavento).

SERVIÇO

Encontro Regional de Museus de Sorocaba

Quando: 10 de março de 2022

Horário: 15h às 17h

Inscrições: até 9 de março, por formulário on-line

Informações: rr.sorocaba.sisemsp@gmail.com

Fonte: RR Sorocaba

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo