Regiões Administrativas do SISEM-SP realizam Encontros de Museus com representantes regionais

Representantes regionais de quatro Regiões Administrativas (RAs) do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância da Secretaria da Cultura do Estado – realizam, no fim de maio e início de junho, mais uma rodada de Encontros Regionais de Museus (ERMs).

No dia 27 de maio, às 14h30, acontece o 2º Encontro da RR ABCD, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, que abordará o tema “Segurança em Museus” e contará com a apresentação do Escudo Azul/Blue Shield, instituição internacional que tem por missão principal a proteção do patrimônio cultural mundial e o apoio técnico-profissional voluntário a acervos, instituições e sítios culturais em situação de risco.

O 2º Encontro da RR de Campinas também será realizado no dia 27 de maio, às 14h, no Museu de História Natural de Itapira. Um dos destaques da programação é a palestra “Prevenção e combate ao cupim e outras pragas museológicas”, a ser ministrada pelo biólogo José Carlos Simão Cardoso Júnior, que é representante regional da RM Campinas.

A cidade de Ilhabela recebe, no dia 30 de maio, o 2º Encontro de Museus do Litoral Norte, com os representantes daquela região. A reunião acontecerá a partir das 14h, no Paço Municipal da Secretaria da Cultura. Entre as atividades, está a apresentação e discussão do questionário de diagnóstico situacional das instituições museológicas, centros culturais e afins, além de visita técnica à Fazenda Engenho D’Água.

No dia 3 de junho, às 14h, a RR Central promove o 1º Encontro Regional de Museus, em Américo Brasiliense. Profissionais de museus, gestores públicos de cultura e demais interessados são esperados no evento, que será realizado no auditório do Departamento de Desenvolvimento Econômico da cidade. Em virtude da recente inauguração do Museu Histórico de Américo Brasiliense, um dos principais tópicos será o planejamento básico para a implantação de museus, com enfoque na criação de museus municipais, além da reflexão conjunta sobre as potencialidades e demandas dos museus da região central do Estado de São Paulo.

“As representações regionais são a extensão do SISEM-SP, por isso, é de extrema importância para que as instituições museais do Estado estejam alinhadas e em sintonia com as ações do Sistema, inclusive, no tocante à participação nas discussões que deliberam sobre as políticas públicas do setor. A contribuição ativa desses profissionais de museus que atuam voluntariamente no âmbito das representações regionais é fundamental para a qualificação dos museus”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP.

SERVIÇO:

2º Encontro da RR ABCD

27 de maio, às 14h30

Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Rua Kara, nº 105 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo/SP

2º Encontro da RR de Campinas

27 de maio, às 14h

Museu de História Natural de Itapira

Parque Juca Mulato, s/n, Centro – Itapira/SP

2º Encontro de Museus do Litoral Norte

30 de maio, às 14h

Paço Municipal – Secretaria da Cultura de Ilhabela

Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, n. 86, Perequê, Ilhabela/SP

1º Encontro Regional de Museus da Região Administrativa Central

3 de junho, às 14h

Auditório do Departamento de Desenvolvimento Econômico

Rua Benedito Storani, nº 661, Vila Cerqueira, Américo Brasiliense/SP

Fonte: SISEM-SP