Região define representantes para Plano Estadual de Cultura

Postado em: 28 de julho de 2014 | Notícias

Eleitos participarão na elaboração de documento que definirá o planejamento da política cultural do Estado para os próximos 10 anos

 

Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br

A região de Sorocaba definiu ontem seus representantes na elaboração do Plano Estadual de Cultura, em reunião regional que aconteceu no auditório da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e contou com a participação de representantes de 13 cidades. O representante de Salto, Marcos Pardim, recebeu 18 votos e foi eleito integrante titular, enquanto Débora Bergamini, de Araçoiaba da Serra, ficou como suplente, com 15 votos. Eles farão parte da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura. O documento, que será elaborado por 42 membros, vai virar projeto de lei, com encaminhamento para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e definirá o planejamento da política cultural do Estado de São Paulo para os próximos dez anos.

Dos 42 membros que irão participar da comissão, 20 deles sairão de todas as 17 reuniões regionais, como a realizada ontem em Sorocaba. Outros nove membros serão indicados por organizações ligadas às comunidades LGBT, negra, indígena e das pessoas com deficiência. Mais dez representantes sairão de linguagens e segmentos culturais, além de outros três escolhidos a critério do Secretário de Estado de Cultura. Segundo Davidson Panis Kaseker, que é diretor do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e foi o coordenador do encontro ontem em Sorocaba, a comissão terá quatro meses para discutir os objetivos, diretrizes e metas que constarão no Plano Estadual de Cultura e terão também a missão de redigir todas as partes que irão constituir a proposta final. O prazo, caso seja necessário, pode ser prorrogado por mais quatro meses, antes de ser encaminhado para o governador e depois apreciado pela Assembleia Legislativa. Kaseker acrescentou que as entidades culturais poderão ainda mudar o texto original da lei, assim que a proposta entrar na Alesp, com a apresentação de emendas.

Além de Sorocaba, que foi representada pela secretária de Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, participaram da reunião regional representantes de Salto, Ibiúna, São Roque, Araçoiaba da Serra, Botucatu, Tatuí, Porto Feliz, Itu, Itatinga, Sarapuí, Pardinho e Iperó.

156312 1Marcos Pardim, Davidson Panis Kaseker (diretor do Sisem-SP) e Débora Bergamini – Erick Pinheiro


Fonte: Cruzeiro do Sul

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo