Reabertura de museus: Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico divulga orientações para educativos

Documento está disponível para consulta no site do SISEM-SP

O Comitê Educativo da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo disponibilizou um guia com orientações para o trabalho das equipes após a reabertura dos museus visando o bem-estar e a valorização do capital humano.

O documento é resultado de reflexões realizadas no âmbito do Comitê Educativo concernentes à mudança de paradigma de atendimento do público nas instituições em razão da pandemia de Covid-19 e os impactos desta mudança no planejamento e desenvolvimento das ações dos núcleos educativos.

As considerações e orientações presentes no guia visam a refletir e propor questões para além dos protocolos de higiene e segurança, priorizando os cuidados com o bem-estar e a valorização dos colaboradores.

Segundo o documento da UPPM, os pontos apresentados foram pensados inicialmente para os núcleos de ação educativa, mas refletem e podem ser adotados para as demais áreas e equipes dos museus.

Compreender quais são as atribuições dos núcleos educativos neste novo paradigma de atendimento do público em museus; sugerir propostas de direcionamento do trabalho educativo; apresentar especificidades dos protocolos de segurança voltados ao trabalho educativo e propor reflexões para o trabalho do museu como um todo, voltado ao bem-estar das equipes e o bem acolher dos visitantes são os principais objetivos do guia.

O documento está dividido em três tópicos, com orientações referentes ao trabalho virtual, ao trabalho presencial e à retomada das ações educativas presenciais com o público.

Acesse o guia completo

Download “Orientações para o trabalho das equipes após a reabertura dos Museus” Orientacoes-para-reabertura-dos-museus-visando-ao-bem-estar-e-valorizacao-do-capital-humano.pdf – Baixado 132 vezes – 197 KB

Fonte: SISEM-SP