Proximidade e troca de informações regionalizadas são diferenciais do EPMi Vale do Paraíba e Litoral

Postado em: 20 de novembro de 2019 | Destaques

Representantes regionais do SISEM-SP participam ativamente da produção do evento

Uma das características mais marcantes do Encontro Paulista de Museus itinerante Vale do Paraíba e Litoral (EPMi Vale do Paraíba e Litoral), que será realizado em São José dos Campos, é a intensa participação das Representações Regionais, compostas por voluntários eleitos junto aos profissionais de museus, com mandato de dois anos.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, o EPMi Vale do Paraíba e Litoral – assim como os EPMis Nordeste (Ribeirão Preto), Campinas, Noroeste (Birigui), Oeste (Bauru) e Sudoeste (Sorocaba) – teve toda articulação realizada junto aos profissionais das instituições museológicas da macrorregião. A programação do evento e a escolha de palestrantes também foi concebida com a participação dos parceiros locais do SISEM-SP, o que possibilita a troca de informações de forma mais regionalizada. O evento acontece dias 27 e 28 de novembro, no SESC São José dos Campos.

“Trata-se de uma ação muito importante porque o encontro aproxima mais as pessoas da macrorregião, nós nos fazemos conhecer perante o grupo e conhecemos os outros profissionais das demais instituições. A participação e o direcionamento dos assuntos abordados são muito positivos, pois nas conversas realizadas no grupo percebemos que alguns problemas de uma região são os mesmos de outra e a busca por soluções pode ser conjunta. Esse debate sobre assuntos tão relevantes, como o reforço sobre a segurança nos museus, por exemplo, é fundamental. Outro ponto positivo é a disponibilização dos vídeos dos demais encontros no site do SISEM-SP, por meio deles tenho conseguido acompanhar o que foi discutido nos demais EPMis” afirma a representante regional do SISEM-SP, Marjorie Medeiros, que também é representante do grupo Orla Cultural Museus.

A representante regional do Vale do Paraíba, Diana Costa Poepcke, destaca a valorização e empoderamento dos trabalhos realizados no interior como um dos diferenciais do Encontro. “Um dos pontos importantes do EPMi é o fato de ele empoderar e valorizar os trabalhos que estão sendo feitos no interior, porque o tempo inteiro a gente fala muito sobre cases da capital ou trabalhos com mais alcance nacional, de maior expressão e que nem sempre são projetos replicáveis para a nossa realidade. E no interior temos muitos projetos potentes que usam de muita criatividade e contam com poucos recursos para fazer várias coisas. Empoderar e valorizar esses projetos é sempre muito importante para mostrar que hoje em dia existem muitas formas de fazer museologia e que isso pode ser replicável de várias maneiras.

As inscrições para o EPMi Vale do Paraíba e Litoral e suas oficinas são gratuitas e podem ser feitas pelo site até as 17h de 22 de novembro. Para garantir a sua vaga, é preciso acessar a plataforma ADA no site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br. Saiba mais sobre o sistema de inscrição no https://sisemsp.org.br/conheca-o-novo-sistema-de-inscricao-para-as-atividades-do-sisem-sp/.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi Vale do Paraíba e Litoral)

Quando: 27 e 28 de novembro

Onde: SESC São José dos Campos

Inscrições: até 22 de novembro, no link https://cem.sisemsp.org.br

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas – São José dos Campos/SP

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo