Proximidade e troca de informações regionalizadas são diferenciais do EPMi Noroeste

Postado em: 20 de maio de 2019 | Destaques

Representantes regionais do SISEM-SP participam ativamente da produção do evento

Uma das características mais marcantes do Encontro Paulista de Museus itinerante Noroeste (EPMi Noroeste), que será realizado em Birigui, é a intensa participação das Representações Regionais, compostas por voluntários eleitos junto aos profissionais de museus, com mandato de dois anos.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, o EPMi Noroeste – assim como os EPMis Nordeste (Ribeirão Preto) e Campinas – teve toda articulação realizada junto aos profissionais das instituições museológicas da região. A programação do evento e a escolha de palestrantes, também foi concebida com a participação dos parceiros locais do SISEM-SP, o que possibilita a troca de informações de forma mais regionalizada. O evento acontece dias 26 e 27 de junho, no SESC Birigui.

“O encontro aproxima mais as pessoas da macrorregião e é extremamente importante para a capacitação de quem atua na área, principalmente, aquelas que estão nos museus municipais das pequenas cidades, que não contam com profissionais da área de museus. Mobilizar as pessoas para a organização do evento contribui também no direcionamento dos assuntos abordados, pois focamos em assuntos de interesse da região. Além disso, destaco a aproximação junto aos gestores municipais, dos prefeitos, secretários de Cultura, Educação e/ou Turismo que são motivados a participar e acabam tendo uma maior consciência da importância das instituições museológicas de seus municípios,” afirma a representante regional do SISEM-SP, Thaís de Freitas, que também é professora de Artes, trabalha na Pinacoteca Municipal e Museu Histórico e Pedagógico Dom João VI – Coordenadoria Administrativa de Teatros e Museus da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

A representante regional Noroeste, Alessandra Jorge Nadal destaca a proximidade e a acessibilidade do público-alvo como um dos diferenciais. “O EPMi abre a possibilidade de as pessoas que trabalham nos museus da macrorregião participarem, pois nos eventos em São Paulo dificilmente todos podem ir. Ser mais próximo possibilita a participação e a aquisição de conhecimento com pessoas de renome na área museológica. Além disso, a troca de informações de questões mais regionalizadas é muito importante, pois além de participarmos da estruturação do evento, temos um momento em que podemos apresentar nossas experiências, compartilhar problemas comuns”, afirma Alessandra, que é gestora do Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis.

As inscrições para o EPMi Noroeste e suas oficinas são gratuitas e podem ser feitas pelo site até as 17h de 19 de junho. Para garantir a sua vaga, é preciso acessar a plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br) – Saiba mais sobre o sistema de inscrição clicando aqui (https://sisemsp.org.br/conheca-o-novo-sistema-de-inscricao-para-as-atividades-do-sisem-sp/).

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Noroeste (EPMi Noroeste)

Quando: 26 e 27 de junho

Onde: SESC Birigui

Endereço: Rua Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier – Birigui/SP

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo