Projeto ‘Trilha Cultural’ é lançado em Taubaté

Postado em: 5 de dezembro de 2014 | Notícias

Trilha Cultural 2
O diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, a coordenadora do Museu Monteito Lobato, Tina Lopes e a secretária municipal de Turismo e Cultura, Martha Serra

Ação contemplou nove museus locais, com a possibilidade de especializar suas estratégias de comunicação institucional

Em cerimônia na manhã da última terça-feira (2/12), no Museu Monteiro Lobato, foi lançado oficialmenteo projeto “Trilha Cultural”.  Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Taubaté, o evento contou com a participação do diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, da secretária municipal de Turismo e Cultura, Martha Serra, profissionais da área museológica e cultural e interessados.

“Nesta segunda edição do projeto, o município de Taubaté foi escolhido por apresentar uma rica diversidade de instituições públicas e privadas que contemplam acervos museológicos complementares. A atuação em rede destes museus não apenas os fortalece institucionalmente como também tem o objetivo de potencializar sua aproximação ao público”, enfatiza Kaseker.

Na ocasião, a secretária recebeu os folders confeccionados para divulgação dos museus taubateanos. O trabalho contemplou nove museus locais, com a possibilidade de especializar suas estratégias de comunicação. Além da formatação de um Plano de Comunicação Institucional em Rede e da criação da marca Trilha Cultural, foram impressos trinta mil folders para distribuição gratuita, que apresentam os museus de Taubaté enquanto excelentes oportunidades de cultura, lazer e diversão.

“Estamos muito gratos pelo ‘Trilha Cultural’ e agora iremos trabalhar a marca e desenvolver as ações propostas no plano de comunicação para que todos conheçam nossos equipamentos”, afirma Martha.

O projeto teve como proposta identificar e valorizar a diversidade do patrimônio natural, histórico e cultural, contemplado resguardado nos museus do município. Participaram da açãoo Museu Histórico Professor Paulo CamilherFlorençano, a Pinacoteca Anderson Fabiano, o Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau), o Museu da Imigração Italiana, o Museu da Agricultura, o Museu de Arte Sacra de Taubaté, Museu de História Natural de Taubaté, Museu Mazzaropi e o Museu Monteiro Lobato.

“Para nós, o projeto Trilha Cultural é a realização de um sonho. A partir de agora, os museus em rede fortalecerão suas ações institucionais. Estamos felizes e agradecemos ao SISEM-SP e o programa de Modernização de Museus”, disse Tina Lopes, coordenadora do Museu Monteiro Lobato.

O projeto é uma ação do programa de Modernização dos Museus Paulistas, realização do SISEM-SP e da ACAM Portinari, que objetiva a requalificação dos museus de pequeno porte do Estado de São Paulo. Outras informações podem ser obtidas AQUI, na página na rede social Facebook ou no blog Trilha Cultural

 Lia Carolina Prado Alves Mariotto Área de Museus Shirley Santos Mistau Pamela Botelho Museu Mazzaropi e Tina Lopes Museu Monteiro LobatoLia Carolina Prado Alves Mariotto (Área de Museus), Shirley Santos (Mistau), Pamela Botelho (Museu Mazzaropi) e Tina Lopes (Museu Monteiro Lobato)

Trilha Cultural 1
Folders confeccionados para divulgação dos museus taubateanos

Fabio Scarenzi artista plático Tina Lopes e seus filhos Laura e Gabriel
Fabio Scarenzi artista plático, Tina Lopes e seus filhos Laura e Gabriel

 

 

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo