Projeto Mulheres Transformam os Museus realiza oficina de vídeo-cartas

Postado em: 20 de maio de 2021 | Destaques

No dia 13 de maio aconteceu mais uma atividade do projeto Mulheres Transformam os Museus / Mujeres Cambian los Museos: a oficina de Vídeo-Cartas – Edição e Pós-produção. A atividade foi concebida e coordenada pela Profa. Dra. Lilian Amaral e pelo Prof. Daniel Perseguim.

O laboratório de vídeo-cartas propôs a construção de narrativas da memória de mulheres, mediadas por museus ibero-americanos participantes do projeto Mulheres Transformam os Museus, a partir da experimentação de linguagens e dispositivos audiovisuais, produzidas de forma colaborativa, participativa, geolocalizada e em rede. 

 Para participar do projeto, inscreva-se na plataforma Pluriverso, clicando aqui. O projeto é desenvolvido na plataforma, que contém as orientações para a produção de vídeo-cartas, bem como o armazenamento de informações produzidas para gerar as vídeo-cartas (textos/roteiro, vídeos e fotos).  Nela estão disponibilizadas orientações para a produção dos vídeos, bem como diversos materiais produzidos. 

O laboratório de produção de vídeo-cartas é dividido em três etapas: Parte I – desenvolvimento do roteiro: sensibilização sonora, escuta ativa-participativa e escrita colaborativa;  Parte II – processo de gravação: pré-entrevista, coleta de depoimentos / registros adicionais;  Parte III – edição e pós-produção.   

As etapas I e III foram discutidas no encontro de 25 abril de 2021, disponível no link https://youtu.be/iAr6QBxKHZk.   

A parte III foi realizada no dia 13 de maio e está disponível no canal de Youtube.   

O projeto Vídeo-Cartas tem a colaboração da Profa. Dra. Paula Carolei – UNIFESP/BR.  

Para mais informações sobre o projeto, acesse https://www.mujerescambianlosmuseos.com/ ou entre em contato com a Profa. Dra. Lilian Amaral – lilianamaraln@gmail.com.

Fonte: Mujeres Cambian los Museos

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo