Projeto MIS Itinerante leva mostra Vivendo do Mar a São Sebastião

Postado em: 3 de agosto de 2016 | Exposições

1 Durvile Cavalcanti

Série de imagens, do fotógrafo Durvile Cavalcanti, retrata a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores. A abertura acontece no dia 5 de agosto, às 19h, com entrada gratuita

O projeto MIS Itinerante,  em parceria com o Sisem (Sistema Estadual de Museus), chega ao município de São Sebastião com mostra fotográfica Vivendo do Mar, de Durvile Cavalcanti. O programa, que leva as exposições de destaque do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a diversas cidades de São Paulo, também  se une ao projeto Nova Fotografia – que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu, selecionadas pela qualidade e inovação de seu trabalho.

Vivendo do Mar retrata a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores, com fotos trazem o cenário da prática artesanal da pesca – que a cada dia tem se tornado mais rara, por conta da pesca industrial e da degradação ambiental. As imagens mostram, no entanto, que esses pequenos redutos de pescadores ainda guardam aspectos de uma cultura imemorial.  Num momento em que as inovações tecnológicas permeiam a vida das pessoas, as fotografias de Durvile parecem fornecer um respiro no tempo. O público poderá conhecer, através das imagens, os hábitos simples das comunidades pesqueiras e toda sua relação com a natureza.

Com entrada gratuita, Vivendo do Mar abre no dia 5 de agosto, às 19h, no Departamento de Patrimônio Histórico Cultural de São Sebastião, e segue em cartaz até 30 de setembro.

 

Sobre o artista

Autodidata como fotógrafo, Durvile Cavalcanti, nascido no Amapá, é arquiteto e designer gráfico, formado pela faculdade Belas Artes de São Paulo. Atua como diretor de arte e já expôs diversos trabalhos de artes plásticas em galerias, tendo conquistado prêmios como da Mostra de Arte no British Council (SP).

 

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

 

SERVIÇO:

VIVENDO DO MAR | MIS Itinerante
Abertura: 5/08, às 19h
Data: 6/8 a 30/09/2016
Local: Salão Principal – Departamento de Patrimonio Histórico Cultural de São Sebastião
Avenida Dr. Altino Arantes, 130 – centro histórico – São Sebastião/SP
Telefone: (12) 3892-2621
Entrada gratuita
Classificação Livre
 
 
Fonte: MIS-SP
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo