Projeto MIS Itinerante leva mostra Vivendo do Mar a Barretos

3.misnovafotografia

 

Série de imagens, do fotógrafo Durvile Cavalcanti, retrata a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores. A abertura acontece no dia 18 de novembro, às 19h, com entrada gratuita

O projeto MIS Itinerante,  em parceria com o Sisem (Sistema Estadual de Museus), chega ao município de Barretos com mostra fotográfica Vivendo do Mar, de Durvile Cavalcanti. O programa, que leva as exposições de destaque do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a diversas cidades de São Paulo, se une ao projeto Nova Fotografia – que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu, selecionadas pela qualidade e inovação de seus trabalhos.

 

Vivendo do Mar retrata a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores, com fotos que trazem o cenário da prática artesanal da pesca – que a cada dia tem se tornado mais rara, por conta da pesca industrial e da degradação ambiental. As imagens mostram, no entanto, que esses pequenos redutos de pescadores ainda guardam aspectos de uma cultura imemorial.  Num momento em que as inovações tecnológicas permeiam a vida das pessoas, as fotografias de Durvile parecem fornecer um respiro no tempo. O público poderá conhecer, através das imagens, os hábitos simples das comunidades pesqueiras e toda sua relação com a natureza.

 

A mostra exibe imagens feitas em praias da região Sudeste e Nordeste como Ilhabela, em São Paulo e Touros e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, entre 2013 e 2014.

 

Com entrada gratuita, Vivendo do Mar abre no dia 18 de novembro, às 19h, no Museu Ruy Menezes, e segue em cartaz até 6 de janeiro de 2017.

 

Sobre o artista

Autodidata como fotógrafo, Durvile Cavalcanti, nascido no Amapá, é arquiteto e designer gráfico, formado pela faculdade Belas Artes de São Paulo. Atua como diretor de arte e já expôs diversos trabalhos de artes plásticas em galerias, tendo conquistado prêmios como da Mostra de Arte no British Council (SP).

 

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. As inscrições para o programa de 2017 já estão abertas e podem ser efetuadas no site do MIS: www.mis-sp.org.br.

 

 

Exposição Vivendo do Mar | MIS Itinerante
 
 
 
Abertura: 18 de novembro, às 19h
 
Local: Museu Ruy Menezes
 
Praça Francisco Barreto, 311, centro, Barretos/SP
 
Horário: terça a sexta de 9h às 17h | sábados e domingos de 9h às 12h
 
Ingresso: gratuito
 
Classificação: livre
 
Fonte: Assessoria de imprensa | MIS SP
Imagem: divulgação