Projeto MIS Itinerante leva mostra fotográfica São Paulo Neo Noir a Bauru

Postado em: 14 de dezembro de 2016 | Exposições

3.misitinerantebauru

Série de imagens, do fotógrafo Jorge Sato, lança um novo e criativo olhar sobre a capital paulista. A abertura acontece no dia 16 de dezembro, às 16h, com entrada gratuita

O projeto MIS Itinerante,  em parceria com o Sisem (Sistema Estadual de Museus), chega ao município de Barretos com mostra fotográfica São Paulo Neo Noir, de Jorge Sato. O programa, que leva as exposições de destaque do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a diversas cidades de São Paulo, se une ao projeto Nova Fotografia – que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu, selecionadas pela qualidade e inovação de seus trabalhos.

A série de Jorge Sato, que lança um novo e criativo olhar sobre a capital paulista, não registra a metrópole de forma documental, mas busca referências no passado para criar uma possível imagem sobre o futuro, usando a atmosfera misteriosa e sombria do Neo Noir como base conceitual e de estilo estético.

As fotografias foram realizadas com uma câmera Lo-Fi, conhecida por sua limitação técnica e imprevisibilidade nos resultados, e um acessório chamado Splitzer, que permite expor apenas parte do frame, possibilitando múltiplas exposições com fusões mais controladas. O processo de revelação foi baseado em experimentos com cromos e negativos em Cross e Push Processing para atingir um aspecto futurista e onírico.

 

Sobre o artista

O paulistano Jorge Sato se formou na ESPM (Escola Superior de Propaganda & Marketing) e começou sua carreira na área criativa em agências de publicidade, mas  migrou para a fotografia através do fotógrafo Claudio Edinger. Após trabalharem juntos por aproximadamente três anos, Sato decidiu focar em projetos autorais visando a busca de sua linguagem visual. Apesar de ser um jovem fotógrafo, já participou de muitas exposições no Brasil e no exterior, sendo representado pela Galeria Tripolli.

 

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. As inscrições para o programa de 2017 já estão abertas e podem ser efetuadas no site do MIS: www.mis-sp.org.br.

 
Serviço
Exposição SÃO PAULO NEO NOIR | MIS Itinerante
Abertura 16 de dezembro de 2016, às 16h
Período 17 de dezembro de 2017 a 10 de maeço de 2017
Local:  Galeria Municipal Angelina W. Messenberg – Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva                
           Avenida Nações Unidas, 8-9, centro, Bauru/SP
Horário: segunda a sexta de 9h às 21h
Gratuito
Classificação livre
 
Fonte: Assessoria de imprensa | MIS-SP
Imagem: divulgação | MIS-SP
 
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo