Projeto MIS Itinerante leva mostra fotográfica a Santos

Postado em: 23 de agosto de 2017 | Exposições

O projeto MIS Itinerante, em parceria com o Sisem (Sistema Estadual de Museus), retorna ao município de Santos com mostra fotográfica Voltar ao lugar onde se foi feliz, de Guilherme Botelho. O programa, que leva exposições de destaque do acervo do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a diversas cidades de São Paulo, se une ao projeto Nova Fotografia – que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu, selecionadas pela qualidade e inovação de seu trabalho.

A mostra explora a relação entre os espaços e seus indivíduos, investigando a conexão do sujeito com lugares cotidianos, com a intenção de registrar as marcas da presença e da ausência e, ainda, buscando encontrar as nuances do que existe entre a multidão completa e a solidão absoluta.

Os contrastes entre presença e ausência permeiam toda a série que teve início em 2010, buscando registros no Brasil, Kenia, Congo, Itália, Turquia, Espanha, França, Itália, Uruguai e Estados Unidos. A diversidade de cenários corresponde à intenção de transitar entre espaços urbanos, rurais, desérticos, litorâneas e distintas paisagens culturais.

Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santos até o dia 3 de outubro, com entrada gratuita e classificação livre. O museu funciona de segunda a sexta-feira de 14h às 20h.

Sobre o artista

Guilherme Botelho nasceu em São Paulo e passou a infância entre a Colômbia, Costa Rica e Estados Unidos. Estudou fotografia em Miami, Florência e Barcelona onde viveu e fotografou suas ruelas, esquinas, e habitantes por muitos anos.

As memórias da infância, período em que viveu entre as diferentes realidades americanas, despertaram o olhar e curiosidade sobre o indivíduo e a sua presença, independente do lugar geográfico, da situação social ou entorno político.

Em 2012 viajou pela primeira vez à África e desde então esse continente e os que nele vivem, vêm sendo objeto de suas fotografias enquanto é cooperante da Organização Médicos Sem Fronteira.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. As inscrições para o programa de 2018 abrem em outubro efetuadas no site do MIS: www.mis-sp.org.br.

Exposição VOLTAR AO LUGAR ONDE SE FOI FELIZ | MIS Itinerante
DATA 01.09 a 03.10.2017
LOCAL MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
ENDEREÇO Rua Pinheiro Machado, 48, centro, Santos/SP
HORÁRIO segunda a sexta de 14h às 20h
INGRESSO gratuito
CLASSIFICAÇÃO livre

Fonte: MIS-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo