A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), junto a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura Municipal de Porto Feliz apresentam o Projeto de Educação Patrimonial para preservar e difundir o acervo do Museu Histórico e Pedagógico das Monções. A iniciativa também contempla o patrimônio histórico e cultural de Porto Feliz.
O projeto tem início com o Seminário de Educação Patrimonial “Patrimônio: uma questão para além do visível – Contextualização histórica, cultural, social e afetiva de Porto Feliz/SP”, em 20/07, das 8h às 12h, no Porto Feliz Tênis Club. A ideia é engajar e formar 425 professores da rede municipal de ensino em relação à importância e valorização do patrimônio local.
Além do seminário serão realizadas atividades voltadas para a educação patrimonial em Porto Feliz, incluindo ações que incentivarão a visita dos alunos da rede municipal aos principais pontos históricos da cidade, fortalecendo a conexão entre a comunidade escolar e o patrimônio cultural do município.
Com destaque para a participação de Sofia Gonçalez, integrante do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC SISEM-SP), Regina Márcia Mendes Tavares, antropóloga e pesquisadora em educação patrimonial, e Jonas Soares de Souza, historiógrafo da Universidade de São Paulo e pesquisador em iconografia e cultura material, a programação promete discussões ricas e engajadoras sobre o patrimônio de Porto Feliz. O evento será mediado pelo arquiteto e pesquisador Renan Trefet, conhecido por seus estudos referentes ao processo de gênese das cidades brasileiras, especialmente as do interior paulista.
O Seminário de Educação Patrimonial terá uma sequência de atividades nos meses de outubro e novembro. As ações serão realizadas virtualmente, com o intuito de consolidar a formação dos professores do município e facilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas salas de aula. O objetivo é preparar os alunos para uma imersão profunda durante as visitas aos monumentos históricos de Porto Feliz.
O projeto e a exposição “Tietê – Rio Móvel, Estrada Líquida – o Rio, o Homem, o Lugar”, produzida e montada na Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettner Pires”, em 2022, fazem parte de uma contrapartida relativa às obras de restauro do prédio sede do Museu Histórico e Pedagógico das Monções, com previsão de término ainda em 2023, executadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e financiadas pelo Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
Virtual
As etapas virtuais do Seminário de Educação Patrimonial “Patrimônio: uma questão para além do visível – Contextualização histórica, cultural, social e afetiva de Porto Feliz/SP” acontecerão segundo a seguinte agenda:
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House