SISEM-SP divulga programação de setembro

EXPOSIÇÕES

ESTREIA

“Fragmentos de Simplicidade” em Santa Cruz do Rio Pardo

Período: de 12/9 a 2/10/2014

Santa Cruz do Rio Pardo (SP) sedia, a partir de 12 de setembro (sexta-feira), a exposição “Fragmentos de Simplicidade”, com obras do fotógrafo Carlos Aliperti. Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e a prefeitura, a mostra estará em cartaz no Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi. A figura humana é o tema central da montagem e as imagens são chamadas pelo artista de “pedaços de olhares”.

Abertura: 11/9/2014 (quinta-feira), às 19h
Local: Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi (Rua Dr. Francisco Abreu Sodré, nº 140, no Bairro da Estação – Santa Cruz do Rio Pardo/SP)
Informações: (14) 3372-8302
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Entrada: gratuita

“Esta Sala é Uma Piada” em Batatais

Período: de 16 a 30/9/2014

A partir de 16 de setembro (terça-feira), é a vez de Batatais receber a mostra “Esta Sala é Uma Piada”, realizada por meio da parceria entre o Museu da Língua Portuguesa, a prefeitura local e a Associação Paulo Duarte, com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A mostra é composta por 36 charges e desenhos escolhidos no 40º Salão Internacional do Humor de Piracicaba – que têm como tema as “Manifestações das Ruas” de 2013.

Local: Sala Agaso na Estação Cultura de Batatais (Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima, s/nº, Castelo – Batatais/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (16) 3839-1147
Entrada: gratuita

EM CARTAZ

“Esta Sala é Uma Piada” em Ribeirão Corrente

Período: até 12/9/2014

Ribeirão Corrente sedia até o dia 12 de setembro a exposição “Esta Sala é Uma Piada”. A itinerância acontece por meio da parceria entre o Museu da Língua Portuguesa, a prefeitura e a Associação Paulo Duarte, com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A mostra é composta por 36 charges e desenhos escolhidos no 40º Salão Internacional do Humor de Piracicaba – que têm como tema as “Manifestações das Ruas” de 2013.

Local: Casa de Cultura de Ribeirão Corrente (Rua Prudente de Moraes, nº 800, no Centro – Ribeirão Corrente/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, das 13 às 17h e das 19h às 23h
Informações:(16) 3749-1009
Entrada: gratuita

“Imagens do Brasil” em Americana

Período: até 3/10/2014

A exposição itinerante “Imagens do Brasil” está em cartaz em Americana e é realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), em parceria com a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall. Produzida pelo Museu Lasar Segall, a mostra de gravuras conta com 35 reimpressões póstumas de obras do Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista.

Local: Museu de Arte Contemporânea de Americana (Av Brasil, 1293, Jardim São Paulo – Americana/SP)
Horário: segunda a sexta, das 9h as 16h30
Informações: (19) 3408-8019
Entrada: gratuita

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” em Zacarias

Período: até 10/10/2014

Fica em cartaz até 10 de outubro (sexta-feira), em Zacarias, a exposição “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”. A mostra fotográfica exibe os costumes, tradições, vilarejos, personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e como eles contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural. Traz imagens de municípios e vilas que estão às margens da centenária estrada, partindo da margem do Rio Paraná, onde está Rubinéia, até as ruínas da estação férrea entre Ecatu e Tanabi. Além de exibir a história da Estrada Boiadeira do Taboado e a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural do interior.

Local: Biblioteca Pública “Antonio Pereira Dias” (Rua padre Manoel da Nóbrega, n° 900, Centro – Zacarias/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; 
Informações: (18) 3694-1063| 9973-8198
Entrada: gratuita

“Harald Schultz – Olhar Antropológico” em Álvares Machado

Período: até 17/10/2014

Está em cartaz em Álvares Machado (SP) a exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”. A mostra chegou à cidade pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã (SP), e a prefeitura. Exibida no Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira, a montagem reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros.

Local: Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira (Rua Presidente Roosevelt, s/nº, Centro – Álvares Machado/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Informações: (18) 3273-1675 ou no site www.sisemsp.org.br
Entrada: gratuita

“Lugares da Memória. Resistência e Repressão em São Paulo” em Ribeirão Preto

Período: até 18/10/2014

Está em cartaz em Ribeirão Preto a exposição “Lugares da Memória. Resistência e repressão em São Paulo”. A mostra, que é uma realização do Memorial da Resistência de São Paulo, Associação Pinacoteca Arte e Cultura e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância Ligada à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com a parceria da prefeitura e do Museu de Arte e do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto, pode ser vista na Casa da Cultura Galeria Leonello Berti e reúne imagens e informações de locais que foram marcos da repressão e da resistência durante a ditadura militar.

Local: Casa da Cultura de Ribeirão Preto – Galeria Leonello Berti (Praça Alto do São Bento, s/n° – Ribeirão preto/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados das 12h às 18h
Informações: (16) 3636 1206 ou mis@cultura.pmrp.com.br
Entrada: gratuita

“A Cor que a Ginga Tem – Uma Nova Maneira de Ser Afro” em Lins

Período: até 23/11/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a prefeitura, realiza a exposição “A Cor que a Ginga Tem – Uma Nova Maneira de Ser Afro” em Lins. Com curadoria de Célia Barros e Paulo Pacini, a mostra apresenta um pouco da cultura africana e sua a influência na formação do Brasil.

Local: Museu Histórico e Arqueológico de Lins (Rua Aureliano Resende de Andrade, nº 100 – Lins/SP)
Horário: Terça a Domingo, das 9h às 17h
Informações: (14) 3529-2302
Entrada: gratuita

OFICINAS

“Documentação Museológica: princípios básicos” em São Paulo

Data: 22/9/2014

A oficina tem como intuito apresentar aos participantes os princípios teóricos e metodológicos que balizam a documentação museológica a partir das perspectivas estabelecidas pelo Comitê Internacional de Documentação (Cidoc) do International Council of Museums (Icom) e pela Secretaria da Cultura do Estado. A atividade instrumentalizará os participantes sobre os processos de documentação dentro da cadeia de atividades curatoriais, possibilitando o diagnóstico sobre as necessidades e o estabelecimento de procedimentos dentro de suas respectivas instituições. A ação será ministrada pela assistente do centro de documentação e pesquisadora do Museu da Casa Brasileira (MCB), Juliana Batista e Paula Coelho, respectivamente.

Local: Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 2705 – São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 17h
Informações: (11) 3032-3727/3339-8111
Inscrições: sisem@sp.gov.br
Vagas: 25
Adesão: gratuita

“Rotinas de Comunicação em Museus: planejamento estratégico e cronograma de trabalho” em São Paulo

Data: 24/9/2014

Ministrado pelo coordenador de comunicação do Museu da Casa Brasileira (MCB), a atividade acontece no dia 24 de setembro, das 10h às 17h, na instituição de São Paulo. A oficina abordará as ferramentas de organização do trabalho individual ou em equipe dos núcleos de comunicação, a partir das experiências do Museu da Casa Brasileira. Durante o projeto serão abordados os aspectos relativos ao estabelecimento de um cronograma de trabalho e estratégias de comunicação.

Local: Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 2705 – São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 17h
Informações: (11) 3032-3727/3339-8111
Inscrições: sisem@sp.gov.br
Vagas: 25
Adesão: gratuita

“Conservação Preventiva em Museus: planejamento de um programa eficaz de manutenção de acervos” em Lins

Data: 29 e 30/9/2014

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura, promove, nos dias 29 e 30 de setembro (segunda e terça-feira), a partir das 9h, a oficina “Conservação Preventiva em Museus: planejamento de um programa eficaz de manutenção de acervos”. Realizada no Museu Histórico e Arqueológico de Lins, a atividade apresentará os conceitos e os paradigmas da conservação preventiva.

Local: Museu Histórico e Arqueológico de Lins (Rua Aureliano Resende de Andrade, nº 100 – Lins/SP)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (14) 3529-2302
Inscrições: sisem@sp.gov.br
Vagas: 20
Adesão: gratuita

AÇÕES EDUCATIVAS

Formação de professores para uso do kit de objetos arqueológicos e etnográficos

Data: 12/9/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu de Arqueologia e Etnologia e Etnologia (MAE) realizam uma atividade voltada aos professores de escolas públicas e particulares e interessados em geral. Esta formação visa apresentar o kit de objetos arqueológicos e etnográficos e discutir suas possibilidades de utilização. Este recurso pedagógico – por meio de um conjunto de objetos arqueológicos e etnográficos (originais e réplicas), painéis ilustrativos e apostila de textos – evidencia a potencialidade da cultura material para a produção de conhecimento sobre diversas sociedades.

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia e Etnologia (Av. Professor Almeida Prado, nº 1466, Cidade Universitária, São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 12h
Informações: (11) 3091 4905
Inscrições: educativo.mae@usp.br
Vagas: 15
Adesão: gratuita

Formação de professores para uso do kit de Objetos infantis indígenas

Data: 19/9/2014

Realizada no dia 19/9 (sexta-feira) pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu de Arqueologia e Etnologia e Etnologia (MAE), esta formação visa apresentar o kit de objetos infantis indígenas e discutir suas possibilidades de utilização. Este recurso propicia o conhecimento de alguns aspectos do processo de socialização de crianças em diferentes sociedades indígenas, além de desenvolver atitudes que permitam a cada participante perceber a diversidade cultural existente entre os povos indígenas no Brasil. Compõe o kit um conjunto de brinquedos representativo de diferentes etnias; painéis fotográficos; pranchas ilustrativas; vídeo documentário e apostilas de textos.

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia e Etnologia (Av. Professor Almeida Prado, nº 1466, Cidade Universitária, São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 12h
Informações: (11) 3091 4905
Inscrições: educativo.mae@usp.br
Vagas: 15
Adesão: gratuita

Formação de professores sobre a ação educativa no MAE/USP: teoria e prática

Data: 26/9/2014

Nesta formação os professores são orientados a prepararem seus alunos antes da visita ao MAE. São realizadas discussões sobre conceitos e temas pertinentes às suas exposições; é apresentada a ação educativa desenvolvida pelo Museu e há uma visita à Reserva Técnica Visitável – espaço que abriga uma coleção de artefatos arqueológicos provenientes de regiões da Amazônia e que revela aspectos das ações de bastidores do Museu.

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia e Etnologia (Av. Professor Almeida Prado, nº 1466, Cidade Universitária, São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 12h
Informações: (11) 3091 4905
*Inscrições encerradas

CURSO

“Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2” em São Paulo

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de Sã Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promove o “Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2”, realizado no Museu da Energia de São Paulo. A etapa é voltada para os participantes das cinco edições do primeiro ciclo do programa. Com quatro módulos, o curso conta com novos conteúdos: planejamento museológico, documentação, montagem, direitos autorais, comunicação institucional e ação educativa. Em setembro, o módulo II abordará os conceitos básicos sobre documentação e direitos autorais.

Módulo II – Documentação e Direitos Autorais
Data: 8, 9 e 10/9/2014
Local: Museu da Energia de São Paulo (Alameda Cleveland, n° 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (11) 3339-8111/3339-8208 ou e-mail sisem@sp.gov.br

“Introdução ao Trabalho em Museus”

Inscrições: de 8 a 16/9/2014

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realizará uma nova edição do curso a distância para profissionais de museus, chamado “Introdução ao Trabalho em Museus”. A ação, oferecida em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), utiliza a plataforma virtual da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Com adesão gratuita, serão disponibilizadas 100 vagas para a atividade. Até 16 de setembro de 2014 (terça-feira), os interessados podem inscrever-se diretamente AQUI

Informações:
(11) 3339-8208
Vagas: 100
Adesão: gratuita

IMG 4136
Foto: Divulgação/ Exposição “A Cor que a Ginga Tem Uma Nova Maneira de Ser Afro” em Lins