Confira a programação de março do SISEM-SP

Postado em: 1 de março de 2013 | Notícias

 

Programação de março/2013 

Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP)

 

EXPOSIÇÕES

EM CARTAZ
 
“Maracatu Rural – Festividade e Tradição” em Paraguaçu
 
Período: até 22/3/2013
 
A exposição, organizada a partir de obras do acervo do Museu Afro Brasil, celebra uma das mais tradicionais e coloridas festividades do país. Dela constam 22 obras entre fotografias de Helder Ferrer, um estandarte histórico do grupo Carpina Carnaval, fantasia-farda de folião de Manoel Faustino Soares e figuras de Maracatu em cerâmica policromada do artista Manuel Eudócio. 
 
Local: Museu Arquivo Histórico Jornalista José Jorge Junior (Rua Sete de Setembro, s/n° (antigo Mercado Municipal), Centro – Paraguaçu Paulista 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Entrada: gratuita 
 
“Maneira Negra” em Presidente Prudente
 
Período: até 30/3/2013
 
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) promove a exposição “Maneira Negra” no Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi, em Presidente Prudente. Com trabalhos de importantes artistas gravadores, como Rubem Valentim, Hélio de Oliveira, Manuel Messias, Thiago Gualberto, Mário de Andrade, José Maria, Francisco de Almeida e José Igino, a mostra destaca aspectos relevantes da gravura nacional e promove a dinamização da produção artística afro-brasileira a partir do acervo do Museu Afro Brasil.
 
Local: Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi (Avenida Antônio Zuardi, nº 895, na Vila Operária – Assis/SP)
Horário: (18)3323-5908
Entrada: gratuita 
 
 
ESTREIAS
 
 “Cores do Xingu” em Presidente Prudente
 
Período: de 8/3 a 21/4/2013
 
A mostra itinerante produzida pelo Museu Índia Vanuíre tem como objetivo colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Xingu. A montagem conta com painéis fotográficos e uma instalação com faixas de voil nas quais são reproduzidas imagens fotográficas. A exposição é complementada ainda com trilha sonora reproduzindo sons da floresta.
 
Local: Centro Cultural Matarazzo (Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, Vila Marcondes – Presidente Prudente/SP)
Horário: de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h
Informações: (18) 3226.3399
Entrada: gratuita
 
“Conhecendo o Café” em Mogi Mirim
 
Período: 15/3 a 15/4
 
Símbolo nacional, o café faz parte da cultura cotidiana. A exposição itinerante “Conhecendo o Café” aborda a morfologia do cafeeiro, ou seja, a estrutura e formação da planta, as fases de crescimento, floração e frutificação – o que resulta em uma exposição bem didática e científica. A exposição é formada por oito banners, além disso, possui material educativo – uma cruzadinha relacionada aos dados apresentados na exposição.
 
Abertura: 15/3
Local: Centro Cultural e Museu H. P. Dr. João Theodoro Xavier (Av. Santo Antonio, nº 430 – centro – Mogi Mirim)
Horário: segunda a sexta, 9h às 22h
Informações: (19) 3804-1078
 
 
“Marcos da Televisão Brasileira” em São Carlos
 
Período: de 18/3 a 5/5/2013
 
Na exposição, o público pode recordar os artistas, fatos e programas que marcaram a televisão brasileira e a memória dos telespectadores. “Marcos da Televisão Brasileira” traz reproduções de momentos que influenciaram, culturalmente e historicamente, na formação da sociedade atual, como a chegada do homem à Lua, o primeiro beijo na TV brasileira, a primeira novela colorida e o início do Jornal Nacional. 
 
Local: Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC da Universidade de São Paulo (Rua 9 de julho, nº 1227 , Centro – São Carlos/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h 
Informações: (16) 3373-8823
Entrada: gratuita
 
“Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” em Taubaté
 
Período: de 16/3 a 5/5/2013
 
A partir de 16 de março, entra em cartaz no Museu Monteiro Lobato, em Taubaté, a itinerância “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”. Composta por imagens produzidas pela equipe do fotógrafo Iatã Cannabrava e textos de Margarida Cintra Gordinho, a mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos XVI e XVII e cidades como São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Cananéia, Bertioga e Guarujá, entre outras, que guardam até hoje a memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea. 
 
Local: Museu Monteiro Lobato (Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde – Taubaté/SP)
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Informações: (12) 3635.3234
Entrada: gratuita
 
OFICINAS
 
Oficina “Rotinas da comunicação em museus” em São Paulo
 
Datas: 20 e 21/3/2013 
 
Em continuidade à série “Rotinas de comunicação em museus”, do departamento de comunicação do Museu da Casa Brasileira, a oficina de março de 2013 aborda os desafios na divulgação da programação cultural e da imagem institucional para equipamentos culturais, a partir das experiências do MCB. Serão explorados desde aspectos relativos ao trabalho de assessoria de imprensa e relacionamento com os diferentes veículos de mídia, passando pelas rotinas de comunicação interna e externa, até a produção e divulgação de materiais gráficos e a elaboração de conteúdos pela equipe de comunicação. Com Filipe Bezerra e Andrea Polimeno (do Departamento de Comunicação do MCB), a atividade acontece na própria instituição.
 
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 2705, Jardim Paulistano – São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 13h 
Informações: (11) 3032-3727
Vagas: 15
Adesão: gratuita
 
Oficina de Documentação (Pesquisa – base para uma política de acervo) em São Paulo
 
Datas: 20 e 21/3/2013
 
A atividade propõe uma reflexão sobre o papel da pesquisa dentro do museu, esclarecendo as possibilidades de sua atuação nas diversas atividades da instituição. Com o foco na experiência do próprio museu, a equipe do MCB apresentará passo a passo como a pesquisa pode fornecer balizas para o estabelecimento de uma política de acervo. A oficina será ministrada por Wilton Guerra, coordenador de pesquisa e documentação do Museu da Casa Brasileira (MCB).
 
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 2705, Jardim Paulistano – São Paulo/SP)
Horário: das 14 às 17h
Informações: (11) 3032-3727
Vagas: 15
Adesão: gratuita
 
“Museus e Comunidade, uma caminho de mão dupla” em Tietê 
 Data: 25/03/2013
 
Nas últimas décadas, os museus passaram a ter um olhar diferenciado sobre seus próprios papéis dentro da sociedade, passaram de espaços fechados e destinados a pesquisadores para espaços dinâmicos e em constante dialogo com a sociedade em seus mais diversificados níveis. Na palestra, será abordada a nova postura dos museus e as ações que podem e devem ser adotadas a partir das especificidades das comunidades onde os mesmos estão inseridos.  A ação é em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e será ministrada por Antonio Carlos de Moraes Sartini.
 
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Tietê (praça Dr. J. A. Correa, s/nº Centro)
Horário: das 14h às 17h
 
CURSO
 
Inscrições abertas para o “Curso de Capacitação para Museus”
 
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) está com inscrições abertas para a nova edição do “Curso de Capacitação para Museus”. Com o objetivo de qualificar equipes do interior para o trabalho em instituições museológicas, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza em março um curso de capacitação para profissionais de museus. No primeiro semestre de 2013, a atividade ocorre nos municípios de São José do Rio Preto e Campinas.  Gratuito, o curso é estruturado em cinco módulos, compostos pelos seguintes temas: Formatação de Projetos, Leis de Incentivo, Curadoria, Expografia, e Produção e Montagem de Exposições. 
 
Período: de 15/2 a 15/3/2013
Inscrições: pelo site www.sisemsp.org.br
Mais informações: email sisem@sp.gov.br ou telefone (11) 2627-8111 
Preço: gratuito
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo