Programação do EPMi Noroeste traz atividades com informações atuais e abrangentes ao universo dos museus

Agenda do primeiro dia do evento contará com apresentação de painéis sobre “Infraestrutura e segurança” e “Gestão e governança”

O Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Noroeste, promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari, Organização Social de Cultura, nos dias 26 e 27 de junho, no SESC Birigui, traz uma programação variada, com foco na realidade local das instituições da macrorregião.

Conferências, mesas de conversa e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento, que está com inscrições até o dia 19 de junho, pela plataforma ADA https://cem.sisemsp.org.br/.

A museóloga Renata Cittadin, do Memorial da Inclusão, abre a agenda do primeiro dia com uma conferência sobre gestão museológica. Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro é “Infraestrutura e segurança”, com mediação de Maria Bernadete Garcia Ferreira de Almeida (Representante Regional do SISEM-SP) e participação de Evandro Ferreira da Silva Jr (Museu Água Vermelha de Ouroeste), Neide Barrocá Faccio (UNESP) e Angelica Fabbri (ACAM Portinari). “Gestão e governança” será mediado por Maria Aparecida Ribeiro (Representação Regional do SISEM-SP) e terá como participantes Lidiane Damaceno (Museu Akäm Oräm Krenak, da Terra Indígena Índia Vanuíre), Alessandra Jorge Nadai (Museu Histórico e Pegadógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçoucah Brandão, de Penápolis) e Leonardo Paschoa (Museu de Paleontologia Pedro Candolo, de Uchôa).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Noroeste é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h.

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari”, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

Cada uma das oficias oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Noroeste não garanta automaticamente a vaga nas oficinas, que têm inscrições distintas.

Cada uma oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Noroeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que têm inscrições distintas. Confira a programação completa no link https://sisemsp.org.br/programacao-2/, acesse a plataforma ADA e escolha apenas uma das oficinas oferecidas. O preenchimento das vagas é feito por ordem de inscrição e após o encerramento do prazo, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Noroeste (EPMi Noroeste)

Quando: 26 e 27 de junho

Onde: SESC Birigui

Endereço: Rua Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier – Birigui/SP

Inscrições: www.cem.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP