Programação do EPM2020 gerou milhares de visualizações nos canais virtuais do SISEM-SP

Postado em: 10 de dezembro de 2020 | Destaques

Edição on-line do EPM2020 instigou o pensamento crítico dos participantes por meio de atividades relacionadas à temática “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”

A primeira edição virtual do Encontro Paulista de Museus (EPM2020) foi um sucesso de público e gerou um expressivo crescimento de visualizações de conteúdo nos canais virtuais do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, que realizou o evento em parceria com a organização social de cultura ACAM Portinari.

Durante os dias 23 e 27 de novembro, a programação do EPM2020 teve sua exibição concentrada no canal do SISEM-SP no Youtube, que ultrapassou a marca de mil inscritos ao ganhar 213 seguidores em um único mês, totalizando 1.176 inscrições. Do Encontro, foram 1.386 horas de conteúdo exibido, com apresentações ao vivo, que resultaram em onze vídeos e 4.189 visualizações. No total, o canal fechou o mês com 6.500 visualizações de conteúdo, o melhor resultado neste ano.

Uma novidade da 11ª edição do evento foi a implantação de duas campanhas de engajamento junto ao público: o Mosaico e os Painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões.

O Mosaico foi voltado a profissionais de museus que tivessem interesse em responder, por meio de vídeo, a quatro perguntas direcionadas: “Os museus são neutros?”, “O que você espera encontrar nos museus hoje?”, “Museus para quê?” e “O museu que eu quero…”.

Algumas contribuições foram selecionadas para a composição de postagens especiais nas redes sociais do SISEM-SP e as demais, compuseram quatro compilados exibidos no YouTube como parte da programação complementar do evento. Esse material contou com 571 visualizações. 

A campanha dos Painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões foi direcionada aos museus, que podiam enviar vídeos para compartilhar boas práticas museológicas adotadas durante a pandemia. Uma parte do material compôs as postagens especiais nas redes sociais do SISEM-SP e as demais, foram exibidas no canal do SISEM-SP no YouTube, obtendo 482 visualizações em três compilados de vídeos.

O EPM2020 também contou com divulgação constante de informações nas redes sociais do SISEM-SP, com postagens unificadas no Facebook, Twitter e Instagram, bem como materiais específicos para algumas delas. O reflexo do EPM2020 para as redes sociais do SISEM-SP foi um aumento no número de seguidores no Facebook e Instagram, aumento no número de impressões na taxa de engajamento no Twitter.

A cobertura do evento no website do SISEM-SP iniciou em 30 de setembro, com uma matéria especial que apresentou ao público o novo formato do Encontro. Até sua finalização, foram 18 divulgações dedicadas unicamente ao evento, com 2.643 visualizações. Essas matérias específicas contribuíram para o aumento da visibilidade do website, que em outubro registrou 54.585 visualizações e em novembro, 82.576.

O cenário no qual os museus se depararam diante da pandemia e o impacto em suas operações foi o ponto inicial para o conceito do EPM2020, contemplando ainda as premissas do trabalho que o SISEM-SP desenvolve desde agosto de 2019 com uma série de eventos virtuais sobre sustentabilidade em museus, em todos os eixos: econômico, social, cultural e ambiental. “Ficamos satisfeitos não só com os resultados obtidos em termos de números, mas também com a opinião dada pelos participantes durante as transmissões das atividades, pois tivemos a confirmação de que ao estruturarmos a programação do Encontro de acordo com o contexto atual enfrentado pelos museus, fomos ao encontro dos anseios e necessidades dos profissionais do setor”, diz Luiz Mizukami, executivo público do Grupo de Coordenação Técnica do SISEM-SP (GTC SISEM-SP).

Toda a programação do Encontro Paulista de Museus permanece disponível no Youtube, para acessar, clique aqui.

 Até o dia 10 de janeiro, as pessoas que acompanharam a programação do EPM2020 poderão responder a pesquisa qualitativa para avaliação do evento. O intuito é compreender as reflexões geradas ações e os acúmulos que o EPM2020 proporcionou à experiência e formação de cada participante. As impressões contribuirão para o aprimoramento das iniciativas e ações futuras do SISEM-SP. Para responder a pesquisa, clique aqui

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo