Veja a programação de julho do SISEM-SP

EXPOSIÇÕES

Em Cartaz

“Esta Sala é Uma Piada” em Franca

Período: até 18/7/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, a Prefeitura de Franca e a Associação Paulo Duarte, leva à cidade a exposição “Esta Sala é Uma Piada”. Em cartaz até 19 de julho (sábado), no Museu Histórico José Chiachiri, a mostra é composta de 36 charges e desenhos escolhidos no 40º Salão Internacional do Humor de Piracicaba, que têm como tema as “Manifestações das Ruas” de 2013. Além de Franca, no segundo semestre de 2014, a itinerância percorrerá por mais seis cidades da região. Receberão a mostra Pedregulho, Ituverava, Ribeirão Corrente, Batatais, Orlândia e São Joaquim da Barra.

Local: Museu Histórico José Chiachiri (Rua Campos Salles, n° 2010, Centro – Franca/SP)
Horário: segunda-feira, das 14h às 17h30,de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h30
Informações: (16) 3723-9141
Entrada: gratuita

“Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza” na Praia Grande

Período: de 21/6 a 19/7/2014

Até 19 de julho, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Afro Brasil e a Prefeitura de Praia Grande, apresenta no Complexo Cultural Palácio das Artes, na cidade, a exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”. No trabalho, o fotógrafo alemão Hans Silvester desenvolve uma série fotográfica mostrando os povos Surma e Mursi, que habitam a fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, no continente africano. Fascinado pelas artes corporais, o artista revela seus modelos em poses de um naturalismo intenso.

Local: Complexo Cultural Palácio das Artes Galeria Nilton Zanotti (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, bairro do Boqueirão – Praia Grande/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h
Informações: (13) 3496-5713
Entrada: gratuita

“Imagens do Brasil” em Araraquara

Período: até 26/7/2014

A exposição itinerante “Imagens do Brasil” é realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), em parceria com a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall. Produzida pelo Museu Lasar Segall, a mostra de gravuras conta com 35 reimpressões póstumas de obras do Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista.

Local: Casa de Cultura (Rua São Bento, nº 909 – Araraquara/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, aos sábados, das 9h às 13h
Informações: (16) 3333-1159
Entrada: gratuita

“Marcos da Televisão Brasileira” em Ribeirão Preto

Período: até 27/7/2014

O SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, o Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto e a prefeitura, apresenta, até 27 de julho, a exposição “Marcos da Televisão Brasileira”. Na mostra, idealizada e organizada pela Pró-TV (Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), o público recordará os artistas, fatos e programas que marcaram a televisão brasileira e a memória dos telespectadores. Com apresentação de momentos que influenciaram, culturalmente e historicamente, na formação da sociedade, como a chegada do homem à Lua, o primeiro beijo na TV, a primeira novela colorida e o início do Jornal Nacional.

Local: Casa da Cultura – Galeria Leonello Berti (Praça Alto de São Bento s/nº – Ribeirão Preto/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3636-1206 / 3635-3660
Entrada: gratuita

“Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural” em Jundiaí

Período: até 30/7/2014

As antigas fazendas paulistas constituem hoje um patrimônio de inestimável valor, dispondo de informações que retratam o desenvolvimento e história do Brasil. São como cenários, que demonstram importantes aspectos do século XIX, época em que o café era o protagonista da economia do País. Parte desses locais, alguns do século XVIII, estarão expostos na mostra “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”, que itinera para Jundiaí por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com o Museu do Café de Santos. A mostra relata, por meio de fotografias e textos, o passado e o presente de dezesseis propriedades históricas do interior de São Paulo.

Local: Museu da Companhia Paulista – Complexo Fepasa (Avenida União dos Ferroviários, nº 1.760, Centro – Jundiaí/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h
Informações: (11) 4522-4727
Entrada: gratuita

“Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira” em Tanabi

Período: até 31/7/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Tanabi, apresenta, até 31 de julho (quinta-feira), no Espaço Cultural do Sindicato Rural, a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”. A exposição exibe os costumes, tradições, vilarejos, personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista e como eles contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural. Apresenta imagens de municípios e vilas que estão às margens da centenária estrada, partindo da margem do Rio Paraná, onde está Rubinéia, até as ruínas da estação férrea entre Ecatu e Tanabi.

Local: Espaço Cultural do Sindicato Rural (Rua Tiradentes, n° 1124 – Tanabi/SP)
Horário: de segunda a sexta, 8h às 17h
Entrada: gratuita

“A Cor que a Ginga Tem – Uma Nova Maneira de Ser Afro” em Areias

Período: até 3/8/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a Prefeitura de Areias, realiza, até 29 de junho, a exposição “A Cor que a Ginga Tem – Uma Nova Maneira de Ser Afro”. Com curadoria de Célia Barros e Paulo Pacini, a mostra apresenta um pouco da cultura africana e sua a influência na cultura brasileira.

Local: Casa de Cultura (Rua XV de Novembro, n° 170 – Areias/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; aos sábado, domingo e feriado, das 9h às 12h e das 14h às 16h
Informações: (12) 3107-1540
Entrada: gratuita

“Claudio Edinger – de Bom Jesus a Milagres” em Barretos

Período: até 31/8/2014

Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e a Prefeitura de Barretos, a exposição “Claudio Edinger – de Bom Jesus a Milagres”, com curadoria de Leonel Kaz, fica em cartaz até 31 de agosto. Por meio de fotografias de grande formato, o fotógrafo Claudio Edinger explora o coração brasileiro, região que vai de Bom Jesus da Lapa a Milagres, no sertão da Bahia. Nas imagens são apresentadas camadas de foco e desfoque, que remetem aos paradoxos da identidade nacional brasileira.

Local: Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves (Praça Conselheiro Antônio Prado, n° 555, bairro Fortaleza – Barretos/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (17) 3323-7213
Entrada: gratuita

CURSO

“Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2” em São Paulo

Inscrições: até 11/7/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), abriu inscrições para o “Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2”, que será realizado no Museu da Energia de São Paulo. Os interessados têm até o dia 11 de julho para se inscreverem gratuitamente para as 40 vagas. A etapa é voltada para os participantes das cinco edições do primeiro ciclo do programa. Com quatro módulos, o curso contará com novos conteúdos: planejamento museológico, documentação, montagem, direitos autorais, comunicação institucional e ação educativa.

Datas: módulo I – 4, 5 e 6/8
           módulo II – 8, 9 e 10/9
           módulo III – 7, 8 e 9/10
          módulo IV – 10, 11 e 12/10/2014
Local: Museu da Energia de São Paulo (Alameda Cleveland, n° 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (11) 3339-8111/3339-8208 ou e-mail: sisem@sp.gov.br
Vagas: 40
Adesão: gratuita

PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DOS MUSEUS PAULISTAS

“Projeto Curadoria Coletiva – Macrorregião Sudoeste Paulista”

Período: de 14/7 a 21/12/2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), inicia no dia 14 de julho de 2014, o “Projeto Curadoria Coletiva – Macrorregião Sudoeste Paulista”. A ação integra o Programa de Modernização dos Museus Paulistas.Serão nove encontros, no Museu Paulo Setúbal em Tatuí (SP), com início no dia 14 de julho e término em 1 de dezembro, data da inauguração da primeira montagem da exposição concebida pelo grupo.

Vale do Rio Omo de Hans Silvester 1
Foto: Imagem da exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”,
que está em cartaz até 19/7/2014, na Praia Grande