Profissionais da museologia são homenageados no Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes

Postado em: 15 de dezembro de 2022 | Notícias
Ao centro, Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, e o(a)s
 Agraciado(a)s com a Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarniei
Foto: Agência Galo

A entrega da Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarniei foi um dos destaques do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes, realizado na capital paulista na noite desta quarta-feira (14/12). A premiação reuniu profissionais e personalidades do setor cultural paulista em uma cerimônia repleta de homenagens. Representantes do Sistema Estadual de Museu (SISEM-SP) prestigiaram o encontro.

Marília Xavier Cury, museóloga e educadora de Museu (2021), e Maria Ignez Mantovani Franco, doutora em museologia (2022), foram agraciadas com a Medalha. Em memória, também foram reconhecidos Maurício Segall, museólogo, economista, dramaturgo e poeta (2021) e Maria Inês Lopes Coutinho – museóloga e historiadora (2022).

A Medalha tem o proposito de reconhecer personalidades que contribuíram para avanços na museologia paulista.

Cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso

“É momento de celebrar a cultura de São Paulo e do Brasil”, afirmou Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, na abertura do evento. “Aporte público para a arte não é gasto, é investimento com alto potencial de retorno. Sou otimista e tenho certeza de que a cultura seguirá um caminho positivo nos próximos anos”, comentou o secretário.

“A cultura gera emprego, renda e desenvolvimento. Mas, além disso, ela gera sonhos e forma pessoas”, afirmou Aline Torres, Secretária Municipal da Cultura de São Paulo.

Criado em 1950, o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes é uma realização do Poder Executivo estadual por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Nesta edição, que reconheceu os destaques de 2021 e 2022, cinco finalistas concorreram em cada uma das 15 categorias do Prêmio: Museus, equipamentos e centros culturais; Patrimônio cultural material e imaterial; Grupos, companhias e corpos estáveis; Cultura popular e tradicional; Cultura urbana; Empreendedorismo cultural e criativo; Inovação e tecnologia em arte e cultura; Estudos e pesquisas em cultura e economia criativa; Mostras, festivais, mercados e eventos culturais; Produção cultural independente; Inclusão, diversidade e acesso à cultura; Formação e capacitação; Livro, leitura e bibliotecas; Comunicação cultural; Iniciativas culturais para crianças e adolescentes.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo