Processos participativos em museus são debatidos no 10EPM

Postado em: 26 de junho de 2018 | Destaques

Mesa reúne representantes do Museu da Imigração, Museu do Futebol e Museu dos Esportes de São José dos Campos

Em 19 de julho, segundo dia de programação do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), às 14h00, acontece a mesa de debates “Fazendo juntos: processos participativos”. Participam a coordenadora técnica do Museu da Imigração, Mariana Martins, a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsí, e o agente administrativo do Museu dos Esportes de São José dos Campos, Djalma Penha.

Na entrevista abaixo, Mariana e Djalma comentam a importância dos processos participativos em museus, especialmente aos de pequeno e médio porte, e ressaltam o papel da manutenção de espaços de debate, como o EPM.

O 10EPM ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Confira o bate-papo com os especialistas.

SISEM-SP: Em linhas gerais, o que são “processos participativos”?

Mariana Martins: Processos participativos são aqueles em que as comunidades atuam, em diferentes níveis, nas tomadas de decisão de ações museológicas, trazendo suas diversas vozes, olhares e expectativas.

SISEM-SP: Quais os primeiros passos para que os museus, principalmente os de pequeno e médio porte, possam intensificar seus processos participativos?

Mariana Martins: Eu indicaria como primeiros passos: escutar e reconhecer as expectativas das comunidades em relação à participação em processos realizados ou a serem desenvolvidos pelos museus; e identificar quais ações são passíveis, dentro da estrutura de cada instituição, de compartilhar responsabilidades.

Djalma Penha: O primeiro passo seria iniciar trabalhos junto com as comunidades, redes temáticas e outras instituições museológicas.

SISEM-SP: De que forma eventos como o 10EPM auxiliam nesta discussão?

Mariana Martins: Esses eventos são fundamentais para nós, profissionais de museus, nos encontrarmos e trocarmos experiências. O EPM é um marco no nosso calendário anual, sempre aguardado com grande expectativa.

Djalma Penha: Através de apresentação de exemplos de projetos já realizados pelas instituições do Estado.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo