Praia Grande recebe mostra “Casas do Brasil – Habitação Ribeirinha na Amazônia”

Postado em: 22 de junho de 2018 | Destaques

O Museu da Cidade, no Palácio das Artes, em Praia Grande, abre, dia 26 de junho, às 16h, a exposição “Casas do Brasil – Habitação Ribeirinha na Amazônia”, com fotografias de Eduardo Girão. A mostra é uma itinerância do Museu da Casa Brasileira (MCB) e conta com apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

A exposição revela aspectos da arquitetura das habitações ribeirinhas na região de Nhamundá, município localizado a 570 km de Manaus. Por meio de registros do fotógrafo Eduardo Girão, com curadoria da geógrafa Sandra Lencioni e da socióloga Maria Ruth Amaral de Sampaio, são apresentadas palafitas e casas flutuantes adotadas na região, que representam soluções do morar em harmonia com o meio ambiente.

“Casas do Brasil – Habitação ribeirinha na Amazônia” traz, além das fotografias e textos, maquetes que detalham a adequação da palafita e da casa flutuante ao ritmo de variação do nível das águas.

Sobre Casas do Brasil
Realizado desde 2006, o projeto Casas do Brasil procura mapear as diversas tipologias de moradias brasileiras com o objetivo de formar um inventário sobre a diversidade do morar no país. Já foram temas do projeto em exposições no Museu da Casa Brasileira “Barraca Cigana” (2012) e “Casa Xinguana” (2011), entre outros. Cada mostra no MCB corresponde a uma publicação, sendo “Habitação ribeirinha na Amazônia” o quinto volume da série.

SERVIÇO

Exposição “Casas do Brasil – Habitação Ribeirinha na Amazônia”
Onde: Museu da Cidade (Palácio das Artes)
Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande/SP
Abertura: 26 de junho, às 16h

Fonte: MCB

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo