Exposição integra o programa Nova Fotografia, do MIS, e fica em cartaz de 17 de dezembro a 30 de janeiro, no Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno. Entrada gratuita
O Pontos MIS, em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inaugura, em 17 de dezembro, a mostra fotográfica Tipos, no Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno, em São Bento do Sapucaí, interior paulista.
A iniciativa é um programa do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria, para formação e difusão cultural no Estado e em espaços não convencionais de exibições artísticas. A exposição foi selecionada pelo projeto Nova Fotografia, convocatória do MIS que seleciona e exibe, anualmente, trabalhos de novos talentos da área na instituição paulistana. Todas as obras escolhidas e expostas integram o Acervo do Museu.
Tipos, de Fernando Banzi, é uma série de fotopinturas digitais, fruto de pesquisa imagética, aplicada em 12 retratos do fotógrafo Alberto Henschel, conhecido pelo registro das paisagens do Rio de Janeiro e do cotidiano da monarquia brasileira durante o Segundo Reinado. O trabalho tem como premissa ressignificar seus retratos, datados do fim dos anos 1860, e atualiza, através da fotografia de época, a questão histórica e estrutural relacionada à população negra brasileira.
O recorte deste ensaio tem sua narrativa nos retratos de negros e negras, escravos e alforriados, em um período anterior à lei Áurea. No fim dos anos de 1860, em Recife e Salvador, Henschel produziu retratos de pessoas de origem africana mostrando-as à vontade e com dignidade, como indivíduos e não como objetos. Partindo deste olhar não mais exótico, etnográfico e eurocentrista, o projeto se apropria destes retratos (seis homens e seis mulheres) do conjunto de 35 cartes-de-visite do Portal Brasiliana Fotográfica – gerenciado pelo acervo do Instituto Moreira Salles.
O uso da fotopintura digital e da manipulação de imagem permite diversas possibilidades narrativas, em que foram pesquisados tecidos, indumentárias africanas e tons de pele.
O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores institucionais e operacionais e patronos: Cielo, Kapitalo Investimentos, Vivo, Emae, Sabesp, TozziniFreire Advogados, Bain & Company e Telhanorte.
Serviço
Exposição Pontos MIS – Parceria SISEM | Tipos | São Bento do Sapucaí
Data: 17 de dezembro a 30 de janeiro
Local: Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno – Rua Pintora Adelaide de Azevedo e Mello, 306 – Centro
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Fonte: MIS
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House