Ir para o conteúdo

Política Estadual de Museus: confira o cronograma

Postado em: 21 de junho de 2023 | Notícias

O Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP preparou um cronograma especial para os encontros em prol da elaboração da Política Estadual de Museus, que serão realizados entre agosto e novembro, nos sete polos da organização. Nesta etapa, a proposta é participar os agentes de cultura e profissionais do campo museal da construção do documento a ser apresentado em 2024.

A Política Estadual de Museus visa estabelecer diretrizes para a preservação do patrimônio museológico e dos museus paulistas com a colaboração de todos os agentes do campo museal. O documento reunirá propostas em eixos temáticos específicos e funcionará como um guia para decisões sobre financiamento, fortalecimento institucional e profissionalização.

Esses e outros pontos sobre o campo museal serão temas nos encontros com o SISEM-SP com a participação do Instituto Brasileiro de Museus.

As atividades começam pela manhã com as falas de Renata Cittadin (GTC SISEM-SP), Vera Mangas (Ibram) e Mirela Leite Araújo (Ibram). No período da tarde será apresentada a minuta da Política Estadual de Museus para análise e contribuição dos trabalhadores e agentes do campo museológico, público presente. Confira as datas e locais das reuniões:

  • Santos – 17/08
  • São José dos Campos – 31/08
  • Piracicaba – 14/09
  • Sorocaba – 28/09
  • São José do Rio Preto – 17/10
  • Presidente Prudente – 31/10
  • Ribeirão Preto – 16/11 

Desde o início de 2023, o SISEM-SP articula ações para construção da Política Estadual. Em maio, 80 pessoas, entre profissionais de museus e interessados no setor, participaram da formação virtual: “Pensando políticas públicas para museus”, realizada em parceria com o SESC.

As aulas contemplaram aspectos históricos, jurídicos, políticas para museus e a cultura no geral. O intuito foi munir os participantes de informações sobre o setor para que possam contribuir com o fortalecimento do campo museal paulista.

Consulta pública

Para tornar o processo ainda mais democrático, o SISEM-SP abrirá consulta pública virtual a fim de que profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados em museus possam colaborar com as políticas públicas no Estado.

Essas consultas também vão acontecer presencialmente durante os encontros nos polos do SISEM-SP.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo

Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House