Última semana da exposição “Ser Naïf” em Franca

Parceria entre SISEM-SP e ACAM Portinari, mostra apresenta trabalhos dos artistas Con Silva e Blanco Castro

O Memorial da Resistência Negra “Carlos de Assumpção” – Casa de Cultura e do Artista Francano sedia, somente até o dia 29 de março, a exposição “Ser Naïf” — que conta com 24 obras representativas de dois expoentes da pintura Naïf da Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Con Silva, de Batatais, e Blanco Castro, de Jaboticabal.

A mostra, em seguida, vai para Batatais, onde fica em exposição de 3 de abril a 3 de maio, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani.

Com curadoria de Thaís Creolezio, produção-executiva de Rodrigo Touso e coordenação geral de Larissa Rizzatti, a exposição é resultado do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O sincretismo religioso afro e católico, as manifestações tradicionais católicas e narrativas bucólicas e urbanas são os temas principais presentes nas obras de ambos os artistas.

“Considerada a arte da espontaneidade, da criativadade intuitiva, da imaginação autêntica e do artista mais preocupado em ser do que fazer, a arte Naïf tem a capacidade de nos colocar em contato com estéticas não consagradas, mas profundamente capazes de nos conectar às emoções e sentimentos mais primordiais”, informa o texto curatorial.

Ao longo das últimas décadas, a arte Naïf alcançou expressiva presença em salões e bienais internacionais no Brasil e no exterior. Apesar da conquista desta visibilidade nestes circuitos culturais específicos, ainda se trata de uma expressão artística objeto de estudos para se entender o lugar que ocupa na produção cultural contemporânea.

Depois de Franca, a exposição percorre as cidades de Batatais, Jardinópolis, Cravinhos, São Simão, Dumont, Jaboticabal e Pontal – formando um corredor de itinerância de aproximadamente 350 km. Oficinas de arte com Con Silva também fazem parte do circuito.

SERVIÇO

Exposição “Ser Naïf”
Onde: Memorial da Resistência Negra “Carlos de Assumpção” – Casa de Cultura e do Artista Francano
Endereço: Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531 – Centro – Franca / SP
Período: até 29 de março
Expediente: terça a sábado, 8h às 18h
Informações: (16) 3721-8692

Fonte: SISEM-SP