Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros – PEM Brasil

Postado em: 20 de setembro de 2022 | Notícias

O Instituto Brasileiro de Museus promove a PEM Brasil – Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal, executada em cooperação com o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Universidade Federal da Bahia.
A realização da pesquisa responde à ausência de dados e informações sistematizadas sobre o desenvolvimento da função educativa em museus do Brasil e sobre os perfis de educadores museais, que atuam também instituições culturais de outras naturezas. Pretende-se estabelecer indicadores para verificação do impacto e da adesão às proposições da Política Nacional de Educação Museal – PNEM e, eventualmente, para a sua revisão.
A PNEM reúne princípios, diretrizes e objetivos que foram definidos de forma colaborativa após amplo processo de participação da sociedade civil. O documento final está instituído pela Portaria Ibram nº 605, de 10 de agosto de 2021.

A PEMBrasil será realizada de forma online, por meio do link https://redcap.link/PEMBRASIL . A iniciativa nos dá a chance de conhecer o campo da educação museal no Brasil, indispensável para o desenvolvimento de ações que qualifiquem nossos trabalhos e que realizem os propósitos constantes da PNEM.
Para qualificar a difusão da pesquisa, tem-se estimulado a realização de encontros regionais nos meses de agosto e setembro 2022, com a participação de educadores museais, patrimoniais e culturais, gestores de museus, gestores culturais, estudantes e pesquisadores.
A intenção é fomentar o diálogo sobre a PEM Brasil seus impactos sobre o campo da educação museal e correlatos, sobre a construção de indicadores para o monitoramento e acompanhamento da implementação da Política Nacional de Educação Museal e estratégias que favoreçam a disseminação de seus resultados.

Se você é profissional do campo da educação museal, com ou sem vínculo com museus, essa pesquisa é para você.
A difusão da PEM Brasil traz uma nova oportunidade de articulação entre os museus da região as instituições culturais e os realizadores das políticas públicas voltadas a essas instituições, para que a pesquisa seja de fato representativa da educação museal no Brasil.

Fonte: PNEM

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo