Parceria entre SISEM-SP e ACAM Portinari mostra revela importância do café para o Nordeste paulista
O Museu Histórico de Penápolis recebe, de 8 a 31 de outubro, a exposição “Memórias afetivas e cultura do café na região Nordeste paulista”. São 12 painéis que contam, por meio de fotos e textos, o impacto do cultivo cafeeiro na formação do patrimônio cultural material e imaterial da região, em especial nos séculos XIX e XX. A entrada é gratuita.
Coordenada e produzida por Cibeli Moretti de Oliveira e Evandro Junior Ferreira da Silva, a mostra foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari realizado em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A cultura do café nas principais cidades da região; os tipos de café; produção, colheita, armazenagem e torrefação; o impacto do café para a economia regional; arquitetura de fazendas e vilarejos cafeeiros; além de curiosidades e memórias afetivas são temas que compõem a mostra.
“Com este projeto, esperamos evidenciar a relação da cultura do café – seus personagens, objetos e memórias – com a formação da identidade cultural das regiões de Barretos, São José do Rio Preto e Araçatuba, por meio de vestígios que hoje são encontrados em fazendas, vilarejos e museus locais”, argumenta Evandro Junior. Foram realizadas pesquisas, uma série de visitas e entrevistas para a coleta de todo material em exposição.
Até o fim do ano, a mostra também passará por Birigui. “O programa de exposições itinerantes que o SISEM-SP desenvolve em parceria com a ACAM Portinari materializa o compromisso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de fortalecer os museus paulistas em todas as regiões do Estado com o sentido de propiciar o acesso do público ao nosso patrimônio museal, além de apoiar e estimular os produtores locais, como é o caso dos proponentes desta exposição, cuja temática sem dúvida é de grande interesse para a região”, afirma o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.
SISEM-SP
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.
ACAM Portinari
Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas, como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.
SERVIÇO
Exposição “Memórias afetivas e cultura do café na região Nordeste paulista”
Quando: de 8 a 31 de outubro
Onde: Museu Histórico de Penápolis
Endereço: Praça 9 de julho, 150 – Centro, Penápolis/SP
Expediente: terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30
Informações: (18) 3652-7034
Fonte: SISEM-SP