Palestra debate a importância de recursos pedagógicos na mediação cultural em museus 

Postado em: 25 de novembro de 2022 | Notícias

Encontro promovido pelo Museu da Diversidade Sexual trará reflexões sobre processo criativo, público-alvo, narrativas e recursos que já circulam em instituições museais 

Um museu pode se valer de diversos meios e estratégias para se conectar com os espectadores, atrair a atenção do público e transmitir informações de forma assertiva e eficiente. Para ampliar as discussões sobre o tema, no próximo dia 06/12 será realizada a palestra “Materiais Educativos: desenvolvendo recursos pedagógicos em museus”, a partir de iniciativa do Museu da Diversidade Sexual (MDS) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). 

A atividade será conduzida pela Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Ação Educativa do MDS, Valéria Chagas, que apresentará seus processos criativos e experiências na produção de materiais educativos, visando fomentar reflexões acerca de como esses elementos são desenvolvidos para mediação cultural nos museus. “Teremos a possibilidade de conversar a respeito dos recursos pedagógicos que já são produzidos pelos educadores de museus e de refletir sobre essas práticas, levando em conta também aspectos como construção de narrativa, suporte e acessibilidade”, explica Valéria Chagas. 

A palestra ocorre em plataforma virtual e tem como público-alvo profissionais de museus, como educadores, mediadores e oficineiros. O Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, localizado na Estação República do Metrô, piso Mezanino, também oferece visitas mediadas pelo educativo da instituição. Os agendamentos devem ser feitos no site: Museu da Diversidade Sexual.

Serviço:
Materiais Educativos: desenvolvendo recursos pedagógicos em museus  
Quando: 06 de dezembro, das 10h às 11h 
Local: plataforma virtual
Inscrições: de 25 a 30 de novembro, clique aqui 

Palestrante: Valéria Chagas – Historiadora da Arte formada pela Universidade Federal de São Paulo, pesquisadora, educadora e articuladora social há mais de 8 anos. Desenvolve projetos em território, materiais pedagógicos e oficinas de arte, além de possuir ampla pesquisa e experiência nas estratégias de acolhimento de crianças em museus. 

Assessoria de Imprensa – Museu da Diversidade Sexual Approach Comunicação 
Julian Schumacher – julian.schumacher@approach.com.br – (51) 9.9199.7188 
William Prado – william.prado@approach.com.br – (11) 9.6917.2096

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo