Outubro: SISEM-SP e ACAM Portinari realizam EPMi Sudoeste no Sesc de Sorocaba

Novo encontro dos museus paulistas já tem data marcada: dias 30 e 31 de outubro, no Sesc Sorocaba

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a ACAM Portinari Organização Social de Cultura, realizam, nos dias 30 e 31 de outubro, no SESC Sorocaba, o Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste).

Conferências, paineis de trocas de experiências e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento, que terá inscrições gratuitas e programação divulgadas em breve.

O EPMi Sudoeste é o quinto de uma série de encontros a serem feitos ao longo do ano, sempre em parceria com unidades do SESC, em seis macrorregiões paulistas com o intuito de promover debates sobre políticas públicas e temas de interesse das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de colaboração e de interlocução dos museus paulistas. A cidade de Sorocaba foi escolhida para sediar o evento por sua localização estratégica, já que o encontro é voltado às cidades que integram as Representações Regionais de Sorocaba, Itapeva e Vale do Ribeira.

Ribeirão Preto (EPMi Nordeste), Campinas (EPMi Campinas), Birigui (EPMi Noroeste) e Bauru (EPMi Oeste) já sediaram o encontro. Depois de Sorocaba (EPMi Sudeste), a série de EPMis será encerrada em São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral). Este é o primeiro ano de itinerância do evento, agora, o EPMi será realizado em anos ímpares e nos pares, acontece o EPM, sempre na Capital, ampliando o ciclo de discussões ao redor de um tema.

EPMi

A proposta de se criar a versão itinerante do EPM surgiu após a análise dos dados sobre as inscrições realizadas nos Encontros Paulistas de Museus no período de 2011 a 2017.  Observou-se que, do total de inscritos, 65% provinham da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, o EPMi foi concebido para atingir um público de profissionais de museus mais amplo, facilitando-lhes o acesso ao evitar deslocamentos maiores.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste)
Quando: 30 e 31 de outubro
Onde: SESC Sorocaba
Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP