Outubro: museus de São Paulo realizam ações gastronômicas para o SP Gastronomia

Postado em: 30 de setembro de 2019 | Destaques

Em outubro, o Governo do Estado de São Paulo promove o SP Gastronomia, o maior programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil. A primeira edição inicia no dia 1º de outubro, com programação em todas as regiões do estado, totalizando mais de 200 atividades relacionadas ao setor. Diversos espaços devem receber as atividades, incluindo museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Confira as ações que acontecem nos museus:

Casa das Rosas
11/10, às 15h: oficina “Mãos na massa e punhados e prosas”, no qual os participantes são convidados a preparar uma receita e dividir memórias sobre os costumes culinários de seus lares;
12/10, às 15h: o conto “Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, será apresentado por meio de leitura audivisual, acompanhado de bolo temático (crianças entre 7 e 10 anos);
19/10, às 15h: sarau “Expresso Poesia especial – café paulista”, abordando as temáticas do café e da culinária com a intervenção artística de poetas contemporâneos convidados, recitando poemas de Mário de Andrade e Guilherme de Almeida;
19/10, às 19h: recital “Literatura e gastronomia”, com roteiro poético e musical sobre os afetos envolvidos no ato de cozinhar;
24/10, às 19h: o Jardim Paraiso exibe “Estômago”, filme nacional sobre a história de Raimundo Nonato, personagem que vai para a cidade grande e arruma emprego como faxineiro de um bar, onde descobre o talento para a gastronomia.
O Caffè Ristoro, no quintal da Casa das Rosas, oferece cardápio especial para o mês de outubro. Pratos populares da culinária da cidade, como galinhada, virado à paulista, manjar de coco, entre outros. Os preços variam entre R$ 42 e R$ 44.

Casa Mário de Andrade
01/10, às 19h: roda de conversa “Virado à Paulista: de indigesto feijão com toucinho a patrimônio imaterial”, apresentando as transformações do virado à paulista de prato feito de boteco ao reconhecimento como patrimônio imaterial do estado;
10/10, às 15h: a “Cozinha de memórias”, convida os participantes para um café da tarde na cozinha do museu e bate-papo sobre as relações entre memória e culinária.

Casa Guilherme de Almeida
05/10, às 14h30: chá da tarde ao ar livre durante a apresentação da palestra “Chá & Porcelana”, que aborda a história da porcelana e sua influência no consumo do chá, desde as origens na China até o atual cotidiano;
12/10, às 15h: o filme “Tampopo – Os brutos também comem spaghetti”;
19/10, às 15h: a atividade “Cafézinho” promove a leitura de textos de Guilherme de Almeida relacionados à bebida e sua importância para a economia e política de São Paulo.

Museu da Casa Brasileira
Durante o mês de outubro, o museu expõe “Utensílios da cozinha brasileira”, com acervo de utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século XIX, e “Chaísmo”, exposição de um jogo composto por 60 xícaras e pires modelados organicamente, com formatos e pinturas particulares.

Museu de Arte Sacra
05/10, às 12h: o museu leva para seus jardins a galinhada da Chef Kátia Barbosa, na atividade “Comidas Típicas nos Jardins do Museu – São Paulo com bom gosto”. O público pode saborear o prato e vivenciar uma experiência completa com música e comidas típicas paulistas, além de palestras, exposição e práticas lúdicas na culinária.

Museu da Imagem e do Som – MIS
15/10, às 18h: abre a exposição “Café no Acervo MIS”, que resgata as origens e aspectos que tornaram o café tão importante no desenvolvimento social e cultural da cidade e do Estado de São Paulo, com seleção de registros do fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly.

Museu do Futebol
12/10 às 10h: acontece o “Festival de comida de estádio”, com expositores comercializando produtos inspirados nos quitutes encontrados em campos de futebol de vários estados brasileiros.

Museu Catavento
16/10, às 12h: o espetáculo teatral “Para crescer, temos que saber comer” mostra às crianças e adultos como uma rotina de boa alimentação e a prática de exercícios físicos contribuem para a prevenção de doenças.

Museu Felícia Leirner
19/10, às 10h: oficina “Encontros com Arte: Gastronomia da Mantiqueira”, que apresenta aos participantes as peculiaridades da gastronomia de Campos do Jordão, discutindo tradições e inovações.

Museu Índia Vanuíre
04/10, às 10h: “Oficina de Culinária Indígena – Hihi” será ministrada pela indígena Deolinga Pedro, que apresenta ao público um prato tradicional de sua cultura, o Hihi, feito à base de mandioca e a folha de bananeira.

Museu Casa de Portinari
16/10, às 16h: “Oficina de Culinária – sabor da história”, em que os participantes serão convidados a preparar polenta seguindo a receita tradicional da família Portinari.

Para mais informações, acesse spgastronomia.

Fonte: BaresSP.com.br

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo