“Cores do Xingu” pode ser vista gratuitamente a partir do dia 5/8 e proporciona ao público contato com as causas indígenas por meio de fotografias e sons

A partir do dia 5 de agosto, o Centro Comunitário de Ouroeste recebe uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. A itinerância é feita pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura.
As imagens foram produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino e têm como objetivo promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O público pode conhecer e viajar pelo Xingu com os painéis fotográficos e, para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada por trilha sonora representando sons da floresta.
A finalidade do trabalho é promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.
O público pode conferir as “Cores do Xingu” até dia 27 de agosto, no Centro Comunitário de Ouroeste (rua Judith Rocha do Nascimento, n° 1.557 – Centro), de terça à sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h; domingos das 13h às 16h e das 19h às 22h. O telefone para informação é (17) 3843-1677.
O Xingu
Situado ao norte do Estado de Mato Grosso, seu território abriga mais de uma dezena de etnias indígenas. É uma das regiões mais emblemáticas do país, exemplo mundial de preservação da natureza, diversidade cultural e fragilidade frente ao sistema.
Serviço
Exposição “Cores do Xingu”
Abertura: 4/8, às 20h
Período: de 5 a 27/8/212
Local: CCO – Centro Comunitário de Ouroeste (rua Judith Rocha do Nascimento, n° 1.557 – Centro – Ouroeste/SP)
Horário: de terça à sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h; domingos das 13h às 16h e das 19h às 22h
Informações: (17) 3843.1677
Entrada: gratuita