Oficinas do EPMi Vale do Paraíba e Litoral fomentam qualificação dos profissionais de museus

Postado em: 15 de novembro de 2019 | Destaques

Temas trabalhados nas oficinas são questões essenciais na sustentabilidade de museus

Os participantes do Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Vale do Paraíba e Litoral, que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Sesc São José dos Campos, terão a oportunidade de participar de oficinas especialmente pensadas para atender às necessidades dos profissionais de museus da macrorregião.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a ACAM Portinari, pelos temas explorados, o EPMi reverbera reflexões sobre práticas relativas aos parâmetros que compõem o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), criado  para auxiliar os museus paulistas a se tornarem qualificados e capacitados para atuar no cumprimento de suas missões como instituições de memória a serviço da sociedade.

Hoje, o CEM-SP é a principal ferramenta de trabalho do SISEM-SP e o EPMi, por sua proximidade com os agentes locais e por oferecer discussões e exemplos de práticas desenvolvidas em museus da região em que é realizado, é mais uma oportunidade de contato e de incentivo para as instituições que ainda não deram início ao seu processo cadastral. Além disso, o Encontro tem como base de sua programação os parâmetros relativos “gestão e governança” e “infraestrutura e segurança” presentes no CEM-SP.

O Encontro promove debates sobre políticas públicas e temas de interesse das instituições museológicas brasileiras, bem como visa a ampliar a rede de colaboração e de interlocução dos museus paulistas.

Oficinas

Serão realizadas três oficinas gratuitas, todas no dia 28 de novembro, das 9h30 às 17h. Cada uma oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Vale do Paraíba e Litoral não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que têm inscrições distintas. Os interessados em participar do Encontro e das oficinas devem se inscrever até as 17h do dia 22 de novembro no site do SISEM-SP, por meio do link https://cem.sisemsp.org.br/.

O preenchimento das vagas é feito por ordem de inscrição e após o encerramento do prazo, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

A oficina “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A atividade “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Michael Argento e Otávio Pereira Balaguer (ambos da equipe ACAM Portinari), apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a oficina “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

Confira a programação completa: https://sisemsp.org.br/programacao-2/.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante  (EPMi Vale do Paraíba e Litoral)

Quando: 27 e 28 de novembro

Onde: SESC São José dos Campos

Inscrições: até 22 de novembro, no link https://cem.sisemsp.org.br

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas – São José dos Campos/SP

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo