Oficina MHP: “Criação de Projeto de Estudo de Público em Museus: da teoria à prática” está com inscrições abertas

Postado em: 31 de outubro de 2022 | Notícias

Ação realizada pelo SISEM-SP é online, gratuita e vai ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro.

Estão abertas as inscrições para a oficina “Criação de Projeto de Estudo de Público em Museus: da teoria à prática” realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) no contexto do programa Oficinas MHPs. O evento, totalmente gratuito e online, está marcado para 22 e 23 de novembro, das 9h30 às 12h. Com vagas limitadas, os interessados devem preencher o cadastro pelo link.

A oficina é voltada à qualificação de profissionais atuantes na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos e instituições afins, fazendo parte de uma série de ações, dirigidas a estas equipes, que tiveram início em 2021. O objetivo é convidar o profissional das instituições museológicas a pensar sobre o perfil dos visitantes presentes nos espaços em que atua e identificar as estratégias para consolidar um programa de estudo de público na instituição.

Dessa vez, a atividade envolve a relação do profissional de museu com o público que frequenta a instituição. Valorizando a oportunidade de escuta dos visitantes é possível aumentar o nível de satisfação sobre os serviços oferecidos pelo espaço, bem como indicar caminhos para melhor fruição das exposições e espaços. É com base na coleta desses dados que a gestão do museu pode repensar estratégias de comunicação museal, programação e até mesmo na infraestrutura disponível.

O encontro contará com a presença de duas especialistas: Fernanda Morais, Coordenadora do Educativo da Fundação Energia e Saneamento, que trabalha há 13 anos na intersecção da educação formal e não formal, desenvolvendo projetos nas áreas de educação e museus; e Luana Vieira, museóloga especialista no estudo de públicos e integrante do corpo técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico. 

Serão mediadoras do encontro Joselaine Mendes Tojo, coordenadora da equipe técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP, e Ana Carolina Xavier Avila, assistente de ações técnicas da Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.

PROGRAMAÇÃO

22 de novembro“Que público é esse?” 

Fala de abertura: Luana Vieira

Articuladora da oficina: Fernanda Morais
– Breve apresentação sobre o que é o Estudo de Público em Museu; 
– Dinâmica para formar uma nuvem de palavras sobre o que perguntar para o público; 
– Apresentação de possibilidades de pesquisas direcionadas ao público; 
– Apresentação de ferramentas de criação de formulários; 
– Dinâmica no Padlet para estruturação de tipos de pesquisa. 


23 de novembroLaboratório de Criação 

O segundo dia de formação será voltado à prática, com base nos conteúdos abordados na estreia da programação.
– Exercício prático sobre a formatação de pesquisas de público;
– Apresentação de ferramentas para a produção de relatórios.


SERVIÇO
Oficina “Criação de Projeto de Estudo de Público em Museus: da teoria à prática”
Vagas: 60 
Local: online (Google Meets) 
Data de realização: Dias 22 e 23 de novembro de 2022 
Horário: Das 9h30 às 12h
Inscrições: até 20 de novembro de 2022, pelo link

Observação: os participantes receberão, pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição, o link para participação no evento no dia anterior ao início do encontro.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo