Obras de Waldisa Rússio são relançadas no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)

Postado em: 18 de julho de 2018 | Destaques

Títulos fora de circulação foram digitalizados e estão disponíveis no site do SISEM-SP

Duas obras da museóloga Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, fundamentais ao pensamento da disciplina no País, ganharam novas edições digitais – lançadas durante o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM). Ambas contam com coordenação editorial da museóloga Maria Cristina Bruno e são resultado de parceria entre a Pinacoteca de São Paulo e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

Os e-books “O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro” e “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional” estão disponíveis no link Publicações do SISEM-SP.

Ambos os livros haviam sido lançados fisicamente em 2010 e comercializados pela Pinacoteca, mas já estavam esgotados. “A digitalização das obras procura garantir o acesso aos conteúdos, visto que foram impressas em tiragem reduzida e não reimpressas”, conta o responsável pela programação do 10EPM, Luiz Fernando Mizukami.

Para a coordenadora das edições, a nova edição dos livros é de suma importância à Museologia brasileira. “Desta maneira, os textos de Waldisa Rússio terão uma divulgação maior. Ela foi uma intelectual fundamental para a Museologia e sua contribuição ainda é extremamente atualizada e referencial”, revela Maria Cristina Bruno.

Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, professora e museóloga paulista, é uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento do pensamento teórico do setor no País e internacionalmente. Como funcionária pública estadual, ela contribuiu, nos anos 1960 e 1970, com projetos de implantação de museus estaduais; e também auxiliou na consolidação do ensino da disciplina e regulamentação da profissão no Brasil. A partir dos anos 1980, se destacou também como membro do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM).

O 10EPM ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com organização do SISEM-SP, instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.

FICHA TÉCNICA

“O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro”
Coordenação editorial: Maria Cristina Bruno
Edição: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus

“Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional”
Coordenação editorial: Maria Cristina Bruno
Colaboração: Maria Inês Lopes Coutinho e Marcelo Mattos Araújo
Edição: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo