Novo Conselho do Condephaat toma posse em cerimônia na Secretaria de Cultura de São Paulo

Pela primeira vez, área de museus terá representantes

No dia 13 de junho, em cerimônia realizada na Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tomaram posse o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) Carlos Augusto Mattei Faggin, a vice-presidente Valéria Rossi Domingos e os conselheiros titulares e suplentes que integram a nova composição.

A cerimônia teve início com a fala de Cláudia Pedrozo, secretária executiva de Cultura e Economia Criativa, que celebrou a remodelação do Conselho. “A nova composição de colegiados buscou conciliar os esforços da preservação e a gestão dos bens tombados como garantia de sua manutenção e realidade. A inclusão de segmentos representativos do interior do Estado ao Conselho intenciona aproximar o diálogo com as prefeituras no planejamento de ações de proteção aos bens, além de empreender maior dinâmica no reconhecimento do registro do patrimônio cultural”.

O governo de São Paulo remodelou o Condephaat com o intuito de fortalecer o órgão, tornando-o mais ágil e mais representativo, de modo a valorizar e proteger mais e melhor o importante patrimônio cultural material e imaterial do estado. Buscou-se tornar o Condephaat paritário, com número equivalente de membros do governo e da sociedade civil – o que, por princípio, deve pautar a composição deste e de todos os Conselhos de Estado. Com a inclusão de profissionais de notório saber, supre-se a necessidade de opiniões especializadas sobre temas específicos, contribuindo para a qualidade técnica das discussões e a agilidade das decisões. Também foram incluídas novas entidades, como a Associação Paulista de Municípios, que representa o interior do estado, e o Instituto de Engenharia, que possui Divisão Técnica de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, a partir do entendimento de que poderão contribuir significativamente para as decisões.

Cláudia Pedrozo concedeu posse ao professor Carlos Faggin, reconduzido ao cargo para o biênio de 2019 a 2021. “Hoje, é necessário promover a descentralização nas decisões sobre o patrimônio cultural. E nossas ferramentas de mudança são o diálogo, o trabalho e o destemor, pelo uso da razão, da lei e da ordem. Nesses dois anos de mandato, eu e o Conselho temos a incumbência de atender aos anseios da sociedade, de quem somos servidores. Dialogar e mudar, são essas as nossas ferramentas”, disse Faggin.

Em seguida, Faggin deu posse à vice-presidente do Conselho, Valéria Rossi, também reconduzida ao cargo, que explicou aos presentes o funcionamento do Condephaat. “O colegiado passa a ser composto por 24 conselheiros, 12 representantes de instituições governamentais e 12 representantes da sociedade civil”. Na ocasião, ela destacou a importância da representação do interior. “A proximidade com o interior vai ser muito positiva, é uma forma de dar uma dinâmica maior aos municípios”.

O conselheiro titular de notório saber em História da Arte e Arquitetura, Paulo Vicelli, falou sobre a participação da sociedade civil. “Acho que muito importante ter essa representatividade no Conselho. A renovação vem em boa hora. Temos aqui uma série de outros representantes de diversas áreas, não somente institucionais, mas pessoas que conhecem a matéria. Isso é fundamental para que as decisões sejam tomadas mais rapidamente e que seja garantida a preservação do bem tombado”, afirmou.

Pela primeira vez, a área de museus terá representantes. Tomaram posse o coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior; o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Davidson Panis Kaseker; o diretor de Relações Institucionais Paulo Vicelli e o diretor administrativo financeiro, Marcelo Dantas, ambos da Pinacoteca de São Paulo e Lilian Voguel, diretora do Museu Histórico de Atibaia.

Conheça os novos membros do Conselho:

Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Carlos Augusto Mattei Faggin – presidente

Valéria Rossi Domingos – vice-presidente

Erika Hembik Borges Fioretti (suplente)

Antonio Thomaz Lessa Garcia Júnior (titular)

Davidson Panis Kaseker (suplente)

Marcelo Manhães de Almeida (titular)

Alberto Mussallem (suplente)

Secretaria de Governo

Heloisa Maria de Salles Penteado Proença (titular)

Marília Alves Barbour (suplente)

Secretaria da Fazenda e Planejamento          

Jorge Aires Kanno (titular)

Adriano Somera Fantini (suplente)

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente           

José Ronal Moura de Santa Inez (titular)

Gláucio Attore Penna (suplente)

Secretaria da Habitação

Marcos Galvão Whitaker de Assumpção (titular)

Elcio Sigolo (suplente)

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Matilde da Costa (titular)

Lenira de Araújo Lins Ramos dos Santos (suplente)

Secretaria de Turismo   

Eloisa de Goes Braga Kerr (titular)

Luiz Eduardo Camarin (suplente)

Procuradoria Geral do Estado

André Luiz dos Santos Nakamura (titular)

Fabio Andre Uema Oliveira (suplente)

Cetesb

Antonio Luiz Lima de Queiroz (titular)

Célia Regina B. Palis Poeta (suplente)

Iphan

Victor Hugo Mori (titular)

Eneida Carvalho Ferraz Cruz (suplente)

Mae/USP

Astolfo Gomes de Mello Araujo (titular)

Levy Figuti (suplente)

Universidade de São Paulo – USP

Carlos Roberto Monteiro de Andrade (titular)

Tomás Antonio Moreira (suplente)

Universidade Estadual Paulista – UNESP

Maria Encarnação Beltrão Sposito (titular)

Marcio José Catelan (suplente)

Universidade de Campinas – Unicamp

Marcos Tognon (titular)

Cristina Meneguello (suplente)

Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Claudia Regina Plens (titular)

Manoela Rossinetti Rufinoni (suplente)

Iab

Renato Luiz Sobral Anelli (titular)

Eduardo Augusto Costa (suplente)

Instituto de Engenharia

Marcos Moliterno (titular)

Fernando Bertoldi Correa (suplente)

Associação Paulista de Municípios

Marco Aurélio Gomes dos Santos (titular)

Vanderlei Borges de Carvalho (suplente)

Notório saber em História da Arte e Arquitetura

Paulo Vicelli (titular)

Marcelo Costa Dantas (suplente)

Notório saber em Urbanismo

Pedro Taddei Neto (titular)

Eduardo Sampaio Nardelli (suplente)

Notório saber em Patrimônio Imaterial

Lilian Vogel (titular)

Neide Rodrigues Gomes (suplente)

Fonte: Sec. de Cultura de SP