Novo Conselho de Orientação do SISEM-SP toma posse

Postado em: 8 de dezembro de 2016 | Notícias

1.conselhosisem2017

O novo Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) tomou posse, no último dia 5. Constituído por representantes da sociedade civil e do poder público, o COSISEM é um marco no processo de consolidação institucional do SISEM-SP, atuando como principal instância consultiva ao efetuar uma discussão participativa sobre as premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico paulista e, em especial, para a implantação do Cadastro Estadual de Museus.

Idealizado desde a criação do SISEM-SP em 1986, o Conselho foi efetivamente instituído em 2012, sendo composto por sete membros. Para o mandato de 2016/2018, presidido pela coordenadora da UPPM, Renata Motta, o COSISEM será formado por Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Cristiane Santana, diretora do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico, Cecília Machado, do Curso Técnico em Museologia do Centro Paula Souza (CEETEPS), Neide Barrocá Faccio (Unesp)  representante das universidades, e Cláudia Bassetto Jesuíno e Maria de Lourdes Marszolek Bueno, eleitas como representantes de instituições museológicas no Encontro Paulista de Museus.

“A atuação do Conselho de Orientação do SISEM-SP – instância participativa que atua diretamente na discussão de premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico no Estado de São Paulo – tem contribuído de modo singular para o processo de consolidação institucional do sistema estadual de museus”, observa o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

No contexto de implantação do cadastro estadual de museus (CEM-SP), o COSISEM teve um papel fundamental nas discussões conceituais que pautaram a elaboração da metodologia e, neste próximo mandato, terá a responsabilidade de atuar como instância deliberativa nos processos de cadastramento dos museus paulistas.

Outras informações sobre o Conselho de Orientação e o SISEM-SP podem ser obtidas no site www.sisemsp.org.br ou no telefone (11)3339-8111.

 

Fonte: Assessoria de imprensa | SEC
Foto de Thais Romão

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo