Nove anos após ser destruído pelo fogo, museu histórico e pedagógico de Rio Claro reabre com cinco exposições

Postado em: 6 de setembro de 2019 | Destaques

De 1962, Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga foi restaurado com as características externas originais do século 19.

Destruído por um incêndio há 9 anos, o Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, em Rio Claro (SP), foi reinaugurado com a realização de cinco exposições.

O prédio de 1962 foi restaurado com as características externas originais do século 19. De acordo com a secretária de Cultura, Daniela Ferraz, o museu agora conta com espaço modernizado e adequado para receber mostras artísticas e exposições diversas.

Com a restauração, ganhou nova concepção de uso, com salas de exposições físicas e itinerantes, teatro de arena e estrutura para apresentações artísticas.

Mostras

Na reinauguração foram abertas as seguintes mostras:

“Memorial do Museu”: o público verá a história do Solar da Baronesa, prédio onde hoje está instalado o museu Amador Bueno da Veiga.

“Memória Ferroviária”: é exposição que reconstrói, de forma documental, os principais episódios da ferrovia em Rio Claro e região.

“História de Rio Claro”: mostra cronologicamente momentos importantes da cidade desde sua fundação.

“Imagens por Percy de Oliveira”: tem obras do artista retratando paisagens arquitetônicas icônicas do município.

Na pinacoteca municipal o público verá quadros que fazem referência a Rio Claro.

Incêndio

incêndio aconteceu no dia 21 de junho de 2010 e as chamas começaram na parte superior. Considerado um dos cartões-postais da cidade, o museu perdeu relíquias como uma carruagem do século 19.

Boa parte do acervo foi retirada antes do incêndio, porque o prédio passaria por reforma.

No mês seguinte ao incêndio, a prefeitura anunciou um empréstimo de R$ 3,9 milhões concedido pelo Ministério Público para a recuperação do local.

O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga fica na Avenida 2 entre ruas 6 e 7, Centro. As visitações poderão ser feitas de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

SERVIÇO

Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga

Avenida 2 entre ruas 6 e 7, Centro, Rio Claro/SP

Visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo