Nota SISEM-SP: Museu Nacional

Postado em: 4 de setembro de 2018 | Destaques

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) lamenta profundamente a tragédia que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Trata-se de mais um duro golpe a todos os que trabalham e lutam pelos museus em nosso País.

Preocupado com a repetição de incidentes do tipo, em nosso Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) há uma série de orientações específicas para a manutenção preventiva das edificações que abrigam museus.

Procedimentos para se preservar a segurança do público, dos funcionários e do patrimônio precisam ser praticados sistematicamente. Tais medidas compõem o conjunto de parâmetros técnicos do CEM-SP, em comum acordo com a legislação brasileira e as normas de segurança recomendadas pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Durante o 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), realizado ano passado, foi feito, em parceria com o CPF Sesc São Paulo, o workshop “Passo a passo para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)”, disponível na íntegra em nosso site: www.sisemsp.org.br/canal-epm

O SISEM-SP mantém ainda contato constante com o Comitê Brasileiro do Escudo Azul (Blue Shield), ligado à Unesco – e que atua na proteção do patrimônio cultural de todo mundo em situações de emergência.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo