Museus oferecem curso gratuito voltado a educadores

Estão abertas as inscrições para o curso on-line Reflexos das águas: história, arte e estudos do meio para jovens estudantes, que será realizado de 13 de junho a 29 de julho, pela Plataforma Google Meet.

A atividade é organizada pelo serviço educativo do Museu Republicano Convenção de Itu e Diretoria de Ensino da Região de Itu e será ministrado em conjunto com o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), Fundação Energia e Saneamento – Museu da Energia, Museu da Música de Itu, Instituto Cultural de Itu, Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso e Museu da Água de Indaiatuba.

Com 18 horas de aulas on-line e 12 horas de pesquisa, o curso é voltado a educadores.

O papel da música caipira na vida das populações tradicionais ribeirinhas que viviam às margens do Rio Tietê, a arte contemporânea, a iconografia do Tietê e a história da formação das cidades, o reflexo da poluição dos rios e a importância dos museus na conscientização sobre a preservação e utilização da água serão algumas das abordagens com as quais os participantes poderão ter contato e se aprofundar durante a atividade.

Ao final, serão emitidos certificados para os participantes com 75% de presença. Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/kzq4o92h5BXCkkze7.

Programa

Data – 13/06 2021, 10h às 12h – A moda da viola às margens do Tietê.
Museu da Música- Itu.
Resumo: A ação educativa visa compartilhar a experiência junto à exposição “A moda da viola”, realizada entre 2015 e 2017 no Museu da Música, as vivências com o trabalho com estudantes do Ensino Fundamental I e o papel da música caipira na vida das populações tradicionais ribeirinhas ao rio Tietê.

Data: 15/06/2021 – 19h às 21h – Entre o Rio e a cidade: o museu no fluxo da memória.
Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso.
Resumo: Refletir sobre quais as origens do nome da cidade onde você mora. Você conhece os recursos naturais da sua cidade? Como as relações com o rio produzem um arquivo e um lugar de memória que se institucionaliza num museu?

Data: 22/06/2021 e 29/06/2021 – 19h às 21h – Reflexos das águas na arte contemporânea.
Museu de Arte Contemporânea da USP.
Resumo: A água é um elemento essencial para a existência da humanidade, no entanto, sabemos que nossos rios sofrem com as mudanças climáticas e com a poluição resultante do mau uso dos recursos hídricos, como o desperdício, o despejo de resíduos químicos em seus leitos, o lixo plástico, a pesca predatória, as usinas hidrelétricas, a destruição das matas ciliares, entre tantos outros problemas enfrentados.

Data: 06/07/2021 – 19h às 21h – Site Educativo: Viagens Fluviais em exposições.
Museu Republicano Convenção de Itu/MP/USP.
Resumo: Apresentação do site Viagens fluviais em exposições, com materiais educativos destinados a professores que planejem visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções.

Datas: 13/07, 20/07, 27/07/2021 – 19h às 21h – Caminhos e possibilidades pedagógicas pelo nosso “Rio Condutor”: o Rio Tietê.
Fundação Energia e Saneamento / Museus da Energia em Rede
Resumo: A partir da reflexão sobre os acervos, territórios, conexões históricas e científicas, os educativos dos Museus da Energia em Rede, sob a coordenação geral da Fundação Energia e Saneamento propõem 3 aulas que combinam 9 temas geradores, apresentando caminhos e possibilidades pedagógicas navegando pelo nosso “Rio Condutor”: o Rio Tietê.
Temas Geradores:
• Metodologias ativas do Laboratório de Imaginação e Criação da Fundação;
• Histórias do Rio: navegando em nosso acervo;
• O Rio na arte: desenhos e cartografias;
• Áreas de Preservação Permanente (APPs): Matemática aplicada ao Rio;
• A Física e o Rio;
• Um Rio que vira “game”: a gamificação no processo de aprendizagem;
• Águas do Tietê: um percurso científico pela poluição do Rio;
• Moradores do Rio: as narrativas de fauna e flora;
• Convite para quando a pandemia acabar: um Roteiro Temático em Salesópolis.

Data: 29/07/2021 – 19h às 21h – A importância do Museu da Água na Conscientização sobre a preservação e a utilização da Água.
Museu da Água – Indaiatuba.
Resumo: Como surgiu a ideia do Museu? Qual o valor agregado para sociedade e sua história. Como trabalhamos a Educação Ambiental neste cenário. O que esperamos com este trabalho?

Sobre os palestrantes, acesse: https://is.gd/nFpPR3

Mais informações pelo e-mail: edu.mrci@usp.br

Fonte: Museu Republicano Convenção de Itu