Museus e arquivos são os tipos de instituições contempladas por edital do ProAC

Postado em: 22 de julho de 2019 | Destaques

Projetos devem ser inscritos impreterivelmente até o dia 16 de agosto

Museus e arquivos históricos são o foco do Edital nº 13/2019 do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo,  concurso destinado a apoiar projetos que visem à modernização de instituições dos mais diversos portes, que podem estar localizadas em qualquer região do Estado.

Neste ano, as áreas de difusão e de preservação de acervos museológicos estão contempladas em um único edital, que traz a oportunidade de realização de projetos e ações de estruturação e desenvolvimento, conforme a necessidade específica de cada instituição.

O Edital prevê a contemplação de um ou mais dos itens a seguir:

a) Ações e estudos estratégicos (previstas no Plano Museológico) para modernização de instituição museológica ou arquivística, inclusive gestão e sustentabilidade.

b) Manutenção das ações/programações museológicas ou arquivísticas regulares: visitas guiadas, setor educativo, exposições.

c) Preservação e digitalização de acervos museológicos ou arquivísticos.

d) Atividade editorial e curatorial em instituição museológica ou arquivística.

e) Capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo museológico ou arquivístico.

f) Reaparelhamento e modernização de museus ou arquivos (infraestrutura).

g) Ações de difusão, divulgação e promoção institucional.

h) Ações para prevenção de riscos ao patrimônio museológico ou arquivístico (Implementação de Plano de Gestão de Riscos, Plano de Emergência, Plano de Segurança para Intervenções em bens imóveis, entre outros).

No mínimo 50% do valor total dos recursos – R$ 2 milhões – serão destinados a museus ou arquivos sediados fora de São Paulo (capital). Os proponentes, que devem ser pessoas jurídicas, estabelecerão o valor do projeto que apresentarem, que deverá ser compatível com os custos estimados, sempre respeitado o teto de R$ 200 mil. De acordo com as regras do Edital, uma vez selecionado o projeto, os recursos serão disponibilizados de acordo com a solicitação do proponente.

Os interessados em participar podem inscrever seus projetos até o dia 16 de agosto. Recomenda-se ler o edital com bastante atenção aos requisitos exigidos.

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

SERVIÇO:

ProAC Modernização de Acervos de Museus e Arquivos

Inscrições até o dia 16 de agosto

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

Fonte: ProAC e SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo