Museu Pelé: últimos dias para conferir a exposição A Bola

As 20 obras em acrílico sobre telas do artista e curador cearense Alemberg Quindins, que compõem a exposição “A Bola”, poderão ser visitadas até o dia 14 de abril, no Museu Pelé, em Santos (SP).

A arte naïf do artista reverencia a bola na infância, a protagonista dentro do campo de futebol que leva tristeza para uns e traz alegria para outros.

O universo visual é ambientado na década de 1970, quando Quindins gostava de ouvir os jogos pelo rádio e ver as imagens na revista Placar e no Canal 100, cinejornal que passava antes dos filmes, nas sessões de cinema.

Nas telas, a bola se apresenta em três dimensões: na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de criança do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea.

A Placarzinha era uma revista em miniatura, com tamanho de 10cm, inspirada na revista Placar, criada e produzida manualmente pelo artista para documentar o cenário futebolístico da garotada. Aos domingos, ele circulava pelos campinhos da cidade e na segunda-feira de manhã, mais uma edição estava pronta para ser vista. As crianças se esforçavam em dribles e defesas para que seus feitos fossem contemplados na revistinha. A presença do artista começou a ser solicitada até mesmo nos jogos de futebol dos adultos, pois todos queriam ser citados e ilustrados nas páginas e pôsteres de sua revista em miniatura.

Originais da Placarzinha, réplica da bola Telstar, fotografias e textos também integram a exposição, que estreou em 2016, na Galeria de Arte Luiz Gastão Bittencourt, na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda (PE). Esta é a primeira vez que a mostra é exposta no Estado de São Paulo.

A exposição é uma parceria entre a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. É fruto do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o SISEM-SP.

SERVIÇO

Exposição A Bola

Até 14 de abril
Museu Pelé
Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Bairro Valongo, Centro Histórico, Santos (SP).
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (encerra a bilheteria às 17h).
Tel.: (13) 3233-9670

Fonte: Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e SISEM-SP