Museu Índia Vanuíre e SISEM-SP lançam eBook sobre Questões indígenas e Museus

1.seclançamentoebook

 Livro é resultado do III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus 

 

Na última quarta-feira, 21 de setembro, o Museu Índia Vanuíre e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instituições do Governo de São Paulo, promoveram o lançamento do eBook “Museu Indígenas – saberes e ética, novos paradigmas em debate”, resultado do III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, realizado em 2014. O material exclusivo para download já está disponível no site das instituições. O lançamento ocorreu simultaneamente na sede do Museu Índia Vanuíre, em Tupã, e no auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

O eBook é a terceira publicação do espaço museológico, que faz parte da coleção Museu Aberto, precedida pelas obras “Questões Indígenas e Museus: Debates e Possibilidades” (2012) e “Questões Indígenas e Museus: Enfoque Regional para um Debate Museológico” (2013). A organização é de Marília Xavier Cury e a realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

 

Na capital paulista, o evento ocorreu com um painel mediado pela coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e teve a participação de Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari, Marília Xavier Cury, do MAE-SP, e Noeme Ferreira dos Santos, representante da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria, que abordou as políticas públicas no âmbito da Cultura desenvolvidas no Estado para as questões indígenas. Já no Museu Índia Vanuíre, localizado no oeste de São Paulo, a apresentação do material contou com as falas de Dirce Jorge e Lucilene Melo, indígenas Kaingang que estiveram presentes nas discussões do Encontro, em 2014.

Para realizar o download, clique aqui.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa – ACAM Portinari