Museu Histórico Sorocabano recebe exposição “Migrações à Mesa”

Postado em: 29 de agosto de 2018 | Destaques

O Museu Histórico Sorocabano (MHS) recebe, até 30 de novembro, a exposição “Migrações à Mesa”. A mostra apresentará ao público alguns utensílios de cozinha trazidos por famílias de imigrantes que vieram morar em Sorocaba e fizeram parte da história e do desenvolvimento da cidade.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imigração de São Paulo, a exposição integrou a programação especial de aniversário de 364 anos de Sorocaba e conta com apoio da Casa de España.

O objetivo da mostra é desenvolver um diálogo utilizando o acervo do MHS e da Casa de España e, assim, proporcionar ao visitante a experiência de conhecer, por meio desses utensílios da culinária, a história de povos que chegaram à cidade.

Sorocaba recebeu imigrantes de diversas nacionalidades, como espanhóis, italianos, japoneses, entre outras etnias, que colaboraram para o desenvolvimento da “Terra Rasgada”. Os espanhóis começaram a chegar na cidade por volta de 1885. A primeira presença documentada é de Antônio Rodrigues, que trabalhou na fazenda do Coronel José Prestes de Barros – terras que mais tarde deram origem ao bairro do Além Ponte.

Na exposição, o público pode conferir alguns objetos que estavam presentes nas casas desses imigrantes, como, por exemplo, garrafa de chá japonesa, xícaras de porcelana japonesas, moedor de café espanhol, entre outros.

A visita poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. O MHS está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1026 ou pelo e-mail mhs@sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo