Museu do Futebol leva a cultura e a história do esporte em viagem pelo interior de SP

Pela primeira vez desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol realizará uma exposição itinerante – e Piracicaba será a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber destaques da mostra principal já vista por mais de 2,5 milhões de visitantes no Estádio do Pacaembu, na Capital. Além de levar parte de seu acervo na viagem, Museu do Futebol Na Área também apresenta novidades, como histórias do futebol de cada cidade.

A exposição é gratuita e foi aberta ao público no sábado (15/08) no Engenho Central, às margens do Rio Piracicaba. O Museu do Futebol Na Área fica em cartaz até 20/09, quando segue para Taubaté, no Vale do Paraíba.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu do Futebol; e da Arquiprom, proponente do projeto viabilizado por meio do Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da IBM, da Samsung e apoio da Epson. O Museu do Futebol Na Área conta também com o apoio local da Prefeitura do Município de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural.

Durante sua jornada, Museu do Futebol Na Área oferecerá uma programação especial em cada parada, como exibição de filmes sobre o esporte e encontro com colecionadores.

O Museu do Futebol Na Área em Piracicaba

A exposição reproduzirá seis espaços do Museu do Futebol, com destaque para curiosidades sobre o esporte em cada cidade da jornada, com seus ídolos, times e torcidas.
Para trazer o clima de como é o Museu em São Paulo, foram convidados alguns dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto original, como Daniela Thomas e Felipe Tassara, criadores do conceito expográfico da mostra itinerante, e o designer Jair de Souza, que assina a direção de arte e de dois novos vídeos produzidos especialmente para o novo projeto. O primeiro deles, logo na entrada, é um tour pelo Estádio do Pacaembu e algumas das salas do Museu, um convite à experiência de unir, por meio do futebol, história, emoção e diversão.

Em seguida, na Sala das Origens, apresenta-se a trajetória da chegada do futebol no Brasil, com Charles Miller, no final do século XIX, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20. Mais de cem fotografias e um vídeo mostram também os primeiros clubes, estádios, torcidas e jogadores. Nesta área estarão imagens históricas dos primeiros times de Piracicaba, relembrando o primeiro campeonato conquistado pelo XV, seu maior artilheiro e o campo do time.

Em seguida, o visitante encontrará, num ambiente colorido e divertido, a Sala dos Números e Curiosidades, com recordes, regras do jogo, frases famosas, vídeos e vitrines com objetos e um pebolim para todos brincarem.

Na sequência o visitante poderá se emocionar com a instalação Versus, exclusividade da mostra, criada pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores. São 120 minutos da intensidade e vibração das torcidas de Palmeiras e Corinthians, captadas durante a semifinal do Paulistão 2015 – que terminou com vitória do time alviverde nos pênaltis em pleno Itaquerão.

No módulo Gols, o visitante pode relembrar gols importantes da história do futebol recontados por 27 jornalistas esportivos, como Luciano do Valle, Armando Nogueira e Galvão Bueno. Na Sala do Rádio, locuções clássicas dos anos 1930 aos anos 2000, como as de Fiori Giglioti, Ary Barroso e Osmar Santos, trazem a emoção de traduzir o jogo pelas ondas do rádio. O conteúdo estará disponível em multimídias touch screen.

A história das Copas do Mundo, desde a criação até o famoso “7 a 1” de 2014, estará retratada com fotos e um vídeo especialmente editado para a mostra, com roteiro do jornalista Marcelo Duarte e direção de Jair de Souza.

Completa a experiência o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu responsável pela pesquisa e documentação do acervo. Em cada cidade haverá uma biblioteca com cerca de duzentos títulos de livros para pesquisa sobre os clubes locais, os times paulistas, biografias de jogadores, entre outros. Computadores para acesso ao banco de dados do Museu do Futebol e um escâner para digitalização de documentos e fotos estarão à disposição dos interessados em compartilhar com o Museu suas histórias e acervos sobre futebol.

Todo o material produzido durante o período integrará o acervo de referências do CRFB e ficará disponível em um site criado para o projeto, que irá ao ar a partir do dia 15 de agosto: naarea.museudofutebol.org.br.

Exposição itinerante Museu do Futebol na Área – Piracicaba
Serviço:
Data: 15 de agosto a 20 de setembro de 2015
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Parque Engenho Central – Armazém 14-A (Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba)
Na internet: www.museudofutebol.org.br // www.facebook.com/museudofutebol
Site especial: naarea.museudofutebol.org.br
E-mail: contato@museudofutebol.org.br

geral museu do futebol convite virtual 150807 piracicaba