Museu do Café apresenta live em parceria com o SISEM-SP

Postado em: 5 de abril de 2021 | Destaques

Programação de abril conta ainda com atrações virtuais que abrangem o preparo do cafezinho solúvel e encontros envolvendo muita história e cultura como opções de entretenimento

Voltando a maximizar a programação cultural on-line, o Museu do Café oferecerá lives e cursos gratuitos ao longo de abril. A agenda, dedicada aos mais variados temas ocorrerá por meio das mídias sociais e outras plataformas digitais. O edifício da antiga Bolsa Oficial está fechado desde o dia 06 de março, seguindo as determinações do Governo estadual.

Confira a programação:

Live “Conexões: um café com Portinari”

06 de abril, às 17h

O MC iniciou, em 2020, uma série de transmissões ao vivo pautada pela ligação entre o seu acervo e o de outras instituições culturais do Estado. A ideia é encontrar relações e intersecções, formando assim, uma rede de construção de conhecimento. Neste ano, a programação especial, promovida em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, continua a desenvolver novos assuntos, agora, o parceiro será o Museu Casa de Portinari.

As equipes irão se reunir no Youtube do Museu do Café para apresentar as convergências das coleções e responder às perguntas dos espectadores. Respectivamente, participação: os pesquisadores Bruno Bortoloto e Pietro Amorim; a gerente geral Cristiane Maria Patrici e o assistente de acervo, Matheus Cardozo Maia.

Projeto on-line “Conexões: casa brasileira e café”

07 e 15 de abril

O “Conexões” contará com desdobramentos inéditos em abril. Além da live temática, o equipamento santista unirá forças com outra grande instituição paulista para compartilhar muita informação interessante. Nos próximos dias 07 e 15, os museus do Café e da Casa Brasileira irão selecionar objetos relacionados ao preparo e consumo dessa bebida tão amada no País e abordar a sua relação a partir da troca de informações e perspectivas. A inciativa ocorrerá por meio de posts nas redes sociais do MC e do MCB.

Live “Dica do Barista”

09 de abril, às 14h

O especialista da casa, Hallyson Ramos, realizará versões on-line do projeto, que procura compartilhar com o público, maneiras de aprimorar o preparo do café. No dia 09, esse encontro ocorrerá por meio do Instagram, a partir das 14h. Além de ouvir várias orientações importantes, os espectadores também poderão enviar suas perguntas e contar com conselhos personalizados.

Curso sobre o café solúvel

16 de abril, às 15h

Reforçando a parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), o Museu promoverá mais um encontro on-line sobre esse assunto. No dia 17, a engenheira de alimentos Eliana Relvas ministrará a aula, explicando a história do produto no Brasil, informações sobre armazenamento, detalhes ligados às categorias de qualidade e até dicas envolvendo a degustação e receitas para preparar em casa.

O e-mail inscricao@museudocafe.org.br é o contato para as inscrições dessa oficina. Os interessados devem inserir, no título da mensagem, o nome do curso.

Fonte: Museu do Café

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo