Museu das Favelas promove Encontro da Rede Museologia Kilombola

Postado em: 6 de novembro de 2022 | Notícias

O Museu das Favelas, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), promove o Encontro da Rede de Museologia Kilombola – RMK, para a entrega da Medalha pela Reparação da Memória Negra na Museologia – Neyde Gomes de Oliveira. Mais que uma honraria in memoriam, o objetivo é fazer a reparação da memória daquela que foi reconhecida, em pesquisa pela Rede Museologia Kilombola, a primeira museóloga negra em exercício no Brasil.

O Encontro, fechado para convidados, acontecerá na sede do Museu, localizado no Palácio dos Campos Elíseos em São Paulo, abrindo as atividades do Encontro Paulista de Museus. A programação prevê a participação de Janaína Conceição de Oliveira Odilho, filha de Neyde Gomes de Oliveira, e de membros da Rede, do Museu e do SISEM-SP, onde será apresentada a pesquisa que documenta a historiografia da vida de museóloga, além de estudos sobre processos epistêmicos contra-coloniais nas linguagens museológicas, além do importante entrega da medalha.

A Concepção da Medalha Pela Reparação da Memória Negra na Museologia Neyde Gomes de Oliveira foi concebida por Lucas Ribeiro, idealizador da Rede Museologia Kilombola e Graduando em Museologia (UFRB), em Co-idealização de Isabel Gomes, Graduanda em Museologia (UNIRIO) e membro da Rede Museologia Kilombola. A medalha carrega os símbolos Adinkra, conjunto de ideogramas dos povos akan da África ocidental (notadamente os asante de Gana) e que significa “adeus à alma”, sendo um entre vários sistemas de escrita africanos. Cada adinkra marca uma das características de Neyde e cada um dos seus quatro filhos. Demais elementos da medalha compõem a historiografia de Neyde e representações da Rede.

Para o Museu das Favelas, o Encontro é um importante movimento no sentido de visibilizar a memória de pessoas que constantemente têm suas histórias e memórias invisibilizadas pela sociedade, além de contribuir com o surgimento de pesquisas e conteúdo que contribuam com a construção de novas narrativas.

Serviço:

Quando: 07/11/2022, das 14h00 às 19h00
Classificação etária: livre
Local: Museu das Favelas (Av. Rio Branco, nº 1269 – Campos Elíseos – São Paulo/SP)

Participantes: Janaína Conceição de Oliveira Odilho, filha de Neyde; Matheus Cruz, agraciado com a medalha; Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais, e Daniela Alfonsi, Diretora, do Museu das Favelas;  Renata Cittadin, representando o SISEM-SP; Carolina Rocha, Isabel Gomes, Lucas Ribeiro, Sylvia Pantoja, Lucas Oliveira, Inah Irenam, Andressa Batista, Nutyelli Cena e Vitú Souza, da Rede Museologia Kilombola.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo