Museu da Imigração e SISEM-SP promovem encontro da Rede de Museus Históricos. Inscreva-se!

Postado em: 7 de outubro de 2022 | Notícias

Neste ano, a ação tem como tema “Por que atuar em rede?” e visa reunir profissionais da museologia

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) estão, mais uma vez, à frente da articulação da Rede de Museus Históricos. Neste ano, a proposta é realizar uma reflexão sobre a estrutura da atuação em rede, seus potenciais e benefícios. O evento acontecerá nos dias 19 (quarta-feira) e 20 (quinta-feira) de outubro, na plataforma Zoom, e contará com uma mesa de abertura com Alessandra Almeida, diretora-executiva do MI, e Renata Cittadin, Diretoria do grupo técnico de coordenação do SISEM-SP.

A programação terá, ainda, a conversas com Davi Cunha, analista de Captação de Recursos do INCI, e Luiz Mizukami, executivo público do SISEM-SP, com mediação de Otávio Balaguer, museólogo do MI. Ao todo, são 90 vagas disponíveis e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 7 e 17 de outubro pelo link.

No primeiro dia haverá uma conferência dirigida pelo tema, seguida de um bate-papo com os profissionais inscritos. Já no segundo dia, uma Roda de Conversa sobre elaboração de projetos em rede será o momento de trocas entre os profissionais presentes e espaço de reflexão sobre perspectivas futuras. A atividade é voltada ao público de profissionais de museus históricos, histórico pedagógicos, municipais e privados cuja missão seja relacionada à história comunitária, local ou regional. Estudantes de museologia também estão convidados.

Sobre o Encontro da Rede de Museus Históricos

Como fruto do Encontro Paulista de Museus de 2012, a Rede de Museus Históricos surgiu com o desafio de reunir e articular os Museus Históricos do Estado de São Paulo, pressupondo as particularidades desta tipologia museal e a atuação em rede como importante ferramenta de compartilhamento e fortalecimento das instituições. O objetivo de sua criação era de que a Rede pudesse ser um espaço ativo para entender as situações, identificar os principais desafios, demandas e propor soluções.

Desde o início, o Museu da Imigração e SISEM-SP estiveram à frente da articulação da Rede propondo as primeiras ações e encontros. A partir do diagnóstico e mapeamento feitos em 2010 pelo SISEM, o MI pôde levantar os contatos e estabelecer as primeiras propostas de articulação como a divisão em micro redes temáticas e a criação dos Grupos de Trabalho de pesquisa, conservação e elaboração de exposições.

Entre os anos de 2012 e 2016 diversos encontros foram feitos e a Rede de Museus Históricos foi buscando se consolidar diante das dificuldades impostas ao longo do percurso, tais como a quantidade de instituições diversidade de situações, além da própria caracterização da tipologia Histórica. Nos anos seguintes, as ações realizadas pelo MI no SISEM tiveram como norte as demandas trazidas na Rede, principalmente no que se refere a ministração de oficinas e oferecimento de estágios técnicos, que abordaram as temáticas de pesquisa e conservação de acervo, em sua maioria.

Serviço:

Encontro da Rede de Museus Históricos

Datas: 19 e 20 de outubro de 2022

Horário: 10h às 12h

Local: Plataforma Zoom (o link de acesso será enviado para o e-mail registrado na inscrição)

Inscrições: de 7 a 17 de outubro, pelo link.  

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo