O Museu da Casa Brasileira (MCB) é a única instituição museológica brasileira dedicada às questões da cultura material da casa brasileira, especializado em design e arquitetura. O equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo é destaque nacional e internacional em seu segmento, e entre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986.

Ele está instalado em uma mansão de estilo neoclássico construída entre 1942 e 1945 para abrigar a residência do ex-prefeito de São Paulo (1934-1938) Fábio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi Prado.

O MCB possui um acervo de cerca de 400 peças representativas da cultura material da casa brasileira dos séculos XVII ao XXI. Entre o final de 2006 e início de 2007, a área expositiva do acervo foi reformada, com elaboração de nova museografia e incorporação de peças significativas dos séculos XX e XXI.

Além de expor sua coleção permanente de exemplares do mobiliário brasileiro dos séculos XVII ao XXI, o MCB reforça, em sua agenda cultural, a vocação para as áreas de arquitetura e design por meio de exposições temporárias e de um programa diversificado de debates, palestras, cursos, oficinas e lançamentos de livros.

Visitação

De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Às sextas-feiras, das 10h às 22h.
Entrada: R$ 20,00 | R$ 10 (meia-entrada)
Gratuito às sextas-feiras
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, SP