Museu Catavento promove Seminário sobre Sustentabilidade

Ação virtual tem por objetivo discutir a ação dos museus frente ao tema

Em consonância com debates contemporâneos sobre clima e meio ambiente, especialmente pela realização da Cop 26 – Conferência do Clima 2021, realizada em Glasgow e a Agenda 2030, promovida pela ONU, o Museu Catavento realiza um seminário voltado ao tema da Sustentabilidade.

Pensar a Sustentabilidade sobre ótica de uma instituição cultural, ainda mais um museu pode soar incomum. Mas, a verdade é que toda sociedade deve discutir boas práticas e ações para um desenvolvimento sustentável. Por isso, seguimos a iniciativa do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, que vem realizando conferências e debates sobre o tema, bem como fomentando a realização por parte dos museus.

O Seminário ocorrerá entre os dias 01 e 03 de dezembro, de forma totalmente virtual, via canal do Museu Catavento no YouTube. Cada dia um subtema reúne especialistas em meio ambiente e profissionais da cultura.

Programação

Dia 1 – “Agenda 2030 e os museus”, com Thaís Brianezi, Davidson Panis Kaseker e Pâmella Simone Galvão Andrade.

Dia 2 – “Redução da Desigualdade – Acessibilidade em Museus”, com Milton Lira, Ricardo Pisanelli e Jéssica Teixeira Dezuani.

Dia 3 – “Ação contra mudança global do Clima”, com Laura Lucia Vieira Ceneviva, Felipe Lobo e Thainan Ramos de Andrade.

Palestrantes

Thaís Brianezi

Jornalista, com mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Ciência Ambiental também pela Universidade de São Paulo. É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), da Escola de Ativismo e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), além de integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM). Desde julho de 2016 trabalha na Prefeitura de São Paulo, na carreira de analista de políticas públicas e gestão governamental, e atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).

Davidson Panis Kaseker

Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP). Graduado em Letras pela USP (1983). Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (ES), em Administração de Empresas pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado (2000) e em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (ES)/Itaú Cultural (2019). Atualmente é pós-graduando em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Foi secretário municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, no período 2019-2020. Desde junho de 2013 é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

Pâmella Simone Galvão Andrade

Design, historiadora e estudante de museologia, atua na área de documentação e conservação de acervos e no Centro de Referência do Museu Catavento, onde realiza a produção de pesquisas, artigos e no desenvolvimento de conteúdos educativos junto com as demais áreas técnicas.

Milton Lira

Graduado em Artes Visuais com habilitação em Gravura pela Universidade Federal de Minas Gerais ,complementou sua formação com estudos e cursos sobre Arteterapia, arte e relações étnico-raciais, educação antirracista e ações anti capacitista.

Pai, ilustrador, arte-educador e educador social, atua há 20 anos em instituições e projetos que focam na garantia de direitos. Atualmente atua e pesquisa a partir de questões que permeiam a acessibilidade estética como estratégia para mediação cultural.

Ricardo Pisanelii

Arquiteto e Urbanista com mestrado em história da arte e da arquitetura pela Universidade Politécnica de Barcelona.

Gerente de conteúdo do Museu Catavento desde 2010, atua no desenvolvimento da expografia e projetos arquitetônicos para adaptação dos espaços do edifico Palácio das Indústrias que abriga o museu.

Jessica Teixeira Dezuani

Formada em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Responsável do Núcleo Catavento Acessível, trabalha com mediação de público, responsável em aplicar treinamentos, capacitações e formações com os funcionários do Museu e instituições parceiras. Dedica-se à educação não formal há mais de 4 anos e à acessibilidade no Museu Catavento há 2 anos, com cursos específicos em acessibilidade em museus e audiodescrição.

Laura Lucia Vieira Ceneviva

Arquiteta e urbanista, é Secretária Executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia do município de São Paulo. É Mestre em Ciências em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de São Paulo e especialista em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, na Alemanha.

Felipe Lobo

Comunicador e empresário, sócio da Na Boca do Lobo e cocriador da exposição O Dia Seguinte. É especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas.

Thainan Ramos de Andrade

Bióloga formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, atua como Monitora sênior no museu Catavento na seção cujos temas abordados referem-se à geografia, ecologia, paleontologia e nanotecnologia, atuando no contato direto com o público espontâneo e agendado, por meio de monitorias. Realiza a supervisão da mediação do conteúdo dos estagiários, revisão e elaboração dos materiais educativos e de apoio, bem como o treinamento de novos estagiários. Durante a graduação participou de atividades e organização de eventos e oficinas: “Experimentos científicos para o ensino de ciências” e “Terrário”. Trabalhou de forma voluntária em projetos de educação ambiental em escolas de ensino fundamental e ONG’s de atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Mediador:

Cauê Donato – Museólogo Museu Catavento

Serviço – Museu Catavento promove Seminário sobre Sustentabilidade

Data: 01, 02 e 03 de dezembro de 2021

Horário: a partir das 14h

Informações: (11) 3315 0051

Plataforma de realização:  https://www.youtube.com/user/CataventoCultural

Fonte: Museu Catavento